Apresentação

Obrigado pela sua visita. "Novo caminho, longo caminhar" é o diário virtual de Fábio Namiuti, analista programador, 42 anos, morador de São José dos Campos/SP, marido de Janete e pai de Eduardo, autor do livro Melhor que o caminho é o caminhar. Um corredor de rua de (relativamente) longa data, com quase dez anos de esporte e oito de competições como atleta amador. Participei, neste período, de mais de duzentas e cinquenta provas, entre elas, nove maratonas, sete delas completadas; e uma ultramaratona, de 50 km em pista de atletismo.


Este blog, criado em janeiro de 2013, surgiu para contar a experiência da preparação para esta primeira ultramaratona. A ideia original seria fazer uma prova com 24 horas de duração, também em pista de quatrocentos metros. Mas a transferência da data de junho para setembro acabou mudando os planos. Antecipei então minha estreia para abril, correndo uma distância menor, mas também bastante desafiadora, principalmente no aspecto psicológico. Rodar sem parar em um espaço tão confinado não é moleza, não!


Com todas essas reviravoltas, o objetivo para o segundo semestre do ano passou a ser a nova Maratona de Lisboa, a ser disputada em outubro próximo (as iniciais "PL" à frente dos números dos treinos a partir de maio se referem a "Projeto Lisboa"). Será a minha primeira prova internacional. E a meta é bater nela o meu recorde pessoal na distância, estabelecido em 2012 no Rio de Janeiro, 4h19min. Se o tempo começar com três, então, melhor ainda!


Os novos desafios são a tônica da minha trajetória esportiva, que (re)começou em 2002, quando descobri ser portador de hipertensão arterial. Por orientação médica, reiniciei no esporte, primeiro caminhando, mais tarde correndo, depois de muitos anos de sedentarismo e, através dele, não só controlei a doença, como também me livrei do vício de fumar, que me assolava há quinze anos. E também de mais de 30 kg de excesso de peso. A corrida trouxe uma verdadeira transformação pessoal em minha existência, resgatou minha saúde e minha autoestima. E se tornou o meu estilo de vida.


Falar sobre isso, a importância da atividade física, através de meu site pessoal, do livro, de palestras, entrevistas na mídia (assista ao vídeo abaixo) e agora também por meio do novo blog, tem sido uma espécie de missão. Tenho a honra e o orgulho de poder dizer que já inspirei muita gente e ajudei várias pessoas a também encontrarem esse modo de vida mais saudável e feliz.

A cada nova postagem aqui, compartilharei informações sobre meus treinamentos, corridas, estratégias, acessórios, experiências e aprendizado. Conto com a sua companhia nessa caminhar. Será um prazer e um privilégio tê-lo(a) ao meu lado durante todo o caminho.

Um forte abraço,

Fábio Namiuti


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.