segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Treinos PL67 e PL68 - Meu caminho é de pedras

Semana atípica, esta última do último mês antes do final do Projeto Lisboa. Mudança no dia do treino coletivo noturno, no local (e padrão) da sala de musculação. Bem mais tempo de atividade física que de costume. E inclusive um dia a mais correndo. Fascinado pelos recursos da aparelhagem invocada da Academia K@2, onde correra por uma hora na quinta-feira, resolvi encerrar a minha degustação de três dias fazendo, além de uma série de treinamento de força, também mais quarenta minutinhos na esteira.

Videogame bacana
Disposto, sabe-se lá o porquê, a correr "morro acima", decidi experimentar um dos programas armazenados na memória do equipamento. Com o curioso nome de Subidas ao Redor do Mundo, simulando cadeias de montanhas nos diversos continentes, com diferentes graus de inclinação. Guardadas as (óbvias) proporções, encarar num mesmo dia as Rochosas, os Andes, os Alpes e os Himalaias, não é pra qualquer um, hein?

Quem vê, pensa que gosta
Depois de aquecer em quinze minutos no transport e mais quinze na bicicleta ergométrica, encararia a brincadeira, correndo em velocidade constante de 10 km/h e vendo a inclinação no painel da esteira oscilar entre 1,5% e 8%, representadas por barrinhas em um gráfico. Enquanto os colegas nas esteiras vizinhas faziam suas caminhadas ou trotes, o hamster aqui suava mais que pano de cuscuz...

Choveu? Não, eu que corri
Depois disso (6,64 km rodados) e de mais quase duas horas de musculação, sem pegar pesado, mas experimentando quase todos os aparelhos, despedi-me da academia bacanuda e descansei o sábado todinho. Tinha encrenca da boa no dia seguinte para fechar a semana. Fazia tempo que o Aldo queria repetir, com inversão de trajeto e ampliação da distância, o treino do dia das mães em que nos fez entrar pelo cano. Ou quase.

Imagens do local
Na hora (sete) e local (Poliesportivo da Vila Tesouro) marcados, um grupo de bom tamanho, quase vinte malucos beleza se apresentou para a missão. E olha que tinha pedal e corridinha em Tremembé na mesma manhã. Levei a câmera, mas esqueci a bateria carregando na tomada. Aí, as fotos ficariam por conta do Helber e do Wagner Bazilio, com seus inseparáveis (e úteis) telefones celulares.

Gente valente
Para colocar na parada gente com todo tipo de objetivo (e apetite por quilômetros), o roteirista do treino bolaria trajetos variáveis, começando com dez e chegando até os trinta mil metros. Em comum, a passagem pela lateral dos dutos da Petrobrás que eu e Tonico procuramos, mas não conseguimos achar da outra vez... E olha que os bichos eram grandes!

Discretinho
Com cinco quilômetros, o retorno ao final do longo retão. E, na rotatória da Avenida dos Cegonheiros, a primeira dispersão. Quem quisesse ficar na distância menor, já voltava direto dali. Aos outros, restavam como sugestões de limite o Viaduto do Santa Inês (18 km), a antiga Estação de Eugênio de Melo (24 km) ou a portaria da CRAGEA, quase na divisa com Caçapava, para quem quisesse fazer o maior trajeto. Não sei se foi por conta da santa aguinha que o amigo Carneiro (obrigado!) nos entregou no caminho, num solidário posto-surpresa de hidratação, mas conseguimos chegar bem e inteiros ao velho jequitibá, de meio milênio de idade.

Distribuir água no treino, mesmo sem correr. Isso é ser um 100 Juízo


Um pouquinho mais idoso que a gente
Mas a volta, definitivamente, não seria tão simples quanto a ida. O sol saíra junto conosco e demoraria um pouco a mostrar as garras. Quando começamos a pegar o caminho de volta, 19 km e quase duas horas depois de iniciarmos o caminho, no entanto, ele já havia começado a castigar pra valer. Uma parada no posto do Galo Branco para recarregar a garrafinha foi providencial, tal qual a descidinha, logo depois. Na volta ao caminho até o Jardim das Flores, porém, comecei a ficar para trás e ver os amigos só abrindo distância. Pô, ultimão, de novo?

Meu cavalinho nem apareceu na foto... :-(
Atravessaria a estrada para tentar seguir pela sombra, caminharia um pouco na subida, tudo para ver se dava pelo menos para continuar. Quando parecia que só iria ver novamente os amigos na chegada, acabaria me deparando com eles em novo pit stop na portaria do condomínio do Capitão Zebra. Mais uma molhada na goela... Além do calorão, a umidade também estava lá embaixo. A Adriana, que disse que voltaria nos 18 km, mas, porreta, seguiu conosco, até café tomou!

Depois, depois...
Mas, quando não é, não é MESMO! Segui na cola dos amigos até o viaduto, mas, com as pernas feito manteiga derretida, vi-me obrigado a mais uma parada. Seguiria dali até o final, sem desistir ou apelar para o transporte coletivo; mas também com compromisso nenhum com o relógio. Vencido pelo cansaço, pela temperatura perto dos trinta graus (e sensação térmica de mais que isso) e pelas rampas, dar-me-ia por satisfeito por simplesmente completar os 30 km. Ao chegar à ultima esquina e ouvir o relógio apitar pela última vez, encerraria, sem exigir sequer o trote até o ponto de partida. 3h15 líquidas, sem considerar as paradas... Tempo altíssimo!

Fácil pra ninguém
Sem conseguir boa performance em nenhum dos treinos longos desde a Maratona do Rio de Janeiro, entro no mês final antes de Lisboa com um inevitável choque de realidade. Completar a prova lusitana já será uma façanha para o momento. Infelizmente não dá para pensar em recorde pessoal e muito menos em tempo sub-4 horas, meta inicial do projeto. O que não me impedirá, entretanto, de curtir ao máximo o simples fato de poder estar lá, em minha primeira prova internacional. Aproveitar a oportunidade e me sentir grato e feliz por estar apto ao menos para tentar. Dificuldades, sim. Cabeça erguida, sempre.

Sou um lutador




10 comentários:

  1. show Fabio treino dificil de fazer pelo calor e tempo seco, mas tenha a certeza que vc vai bem nessa maratona de lisboa e pode ter certeza que a familia 100 juizo vai ta mandando muitas enregia positivas pra ti, vc é samurai !!!! boa sorte quinta tamu juntos no treino da pizza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil mesmo, amigo. Fiquei atacado da rinite dois dias depois dele, inclusive. Ô, tempo seco horroroso. E tem gente que gosta... ;-)

      Valeu pela força de sempre. Se Lisboa for só pra passear e concluir a prova, já ficarei muito contente.

      Abração e até o treino de quinta!

      Excluir
  2. Parabéns pelo treino!!!
    Nas atuais condições de temperatura e umidade é complicado fazer a distância combinada.
    Abraço e bons treinos!!
    P.S.: Um dia eu chego lá...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo reconhecer, meu amigo Jorge, que não ando fazendo bons treinos nem em temperaturas agradáveis (quando elas raramente acontecem). Mas vamos lá, pra cima do desafio, porque terminar, eu sei que termino. E já será bastante válido. Parabéns por mais um bom treinão de sábado e sucesso nos 35k!

      Abraço e boa semana.

      Excluir
  3. Fábio, Parabéns Sempre meu Amigo! Você sempre dá o seu melhor e ponto. É por isso e por outros motivos que você inspira tanta gente, incluindo a minha pessoa. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tento, Vanda. Nem sempre o melhor é o suficiente, mas nunca saio de cabeça baixa, justamente por ter tentado. Numa fase ruim, é difícil ter objetivos ousados. Melhor que eles sejam flexíveis. Obrigado pela força!

      Excluir
  4. Parabéns Fábio.
    Usou com sabedoria seu prêmio e completou mais um treino casca grossa.
    O "P"L logo será um "R"L, realidade Lisboa!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luizz. Ter completado, ainda que bem depois dos amigos e com um tempo muito além do possível, já teve um grande significado para mim.

      Em outubro, pode deixar que eu mudo a letra.

      Abraços!

      Excluir
  5. Parabéns Fábio!! me desculpa por não ter chegado ate o final com vocês, estava indo bem mais tive que parar para registrar o momento magico do nosso amigo Carneiro que estava esperando a equipe para ser hidratada, ai sai correndo e fiquei um pouco para traz, já estava sentindo bem as pernas doer e o joelho reclamar um pouquinho, acabei decidindo retornar e voltar no penúltimo retorno,(faltava pouco para chegar) ai fui voltando devagar, correndo...andando...correndo...andando, todo hora olhando para traz. rs... pensando?? logo logo ele me alcança. Mais confesso que fiquei muito feliz por ter melhorado minha distancia, e ajudado com algumas imagem no percurso. Fábio desde de já! Boa maratona pra vc em Lisboa tenho certeza que vc vai representar muito... mais muito bem Nossa equipe Em portugal. BOA CORRIDA!! TAMOSJUNTOS EQUIPE 100 JUIZO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Helber! Fez bem, teve bom senso de ouvir o seu corpo e saber qual era a hora certa de voltar. Obrigado pela presença e por registrar as imagens desse belo treino, principalmente a do grande Carneiro, que deu um show de solidariedade para com os amigos. Parabéns por mais esse recorde pessoal de distância. Siga evoluindo e sempre com essa consciência. Valeu pelo apoio. Com a preparação, um pouco de sorte e o incentivo dos amigos, tenho convicção de que vai dar tudo certo lá em Lisboa. Abração!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.