segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Treino PL82 - Treino é treino, jogo é jogo...

Mas, peraê, existe também jogo-treino... E jogar sem preocupação com o "placar", só mesmo para aproveitar o dia e a oportunidade, costuma ser bem divertido.

Sempre achou bonitinha a frase, mas nunca colocou em prática? Corra...
Quando dois desafios de grandes proporções cismam de acontecer em dois finais de semanas seguidos, o jeito é abrir mão de um deles, certo? Depende... Eu também já pensei desta forma e perdi muita coisa bacana por questões de calendário (ou excesso de zelo, para quem preferir). Mas não precisa ser assim, a ferro e fogo. O que me impede de focar em uma das missões e usar a outra apenas como parte da preparação? Ok, ok, a distância é longa? Corro menos, ué! Com bom senso e parcimônia, dá para aproveitar de tudo um pouco.

Na maioria das situações
Nos últimos anos, havia ficado de fora desta prova, uma das que mais gosto e que tem um significado muito importante em minha história como corredor. A ponto de ser personagem principal de dois capítulos do meu livro, que versam sobre dias ruins e voltas por cima. A coincidência das datas em 2011 e 2012 haviam me impedido de tentar uma terceira participação, um tira-teima. Quando soube que, em 2013, o Desafio Ecológico de Pindamonhangaba fora marcado para apenas uma semana antes da Maratona de Lisboa, logo pensei: pronto, tô fora de novo... Só que não!

Não desta vez
A saída mais óbvia seria correr a sua versão participativa. Dos 31 km, com direito a um verdadeiro trecho de serra, de fazer motor 1.0 subir chorando, sempre houve a possibilidade de pegar o ônibus fornecido pela organização e ir até a metade do caminho. E só aí voltar correndo. Oficialmente, trata-se da competição feminina (embora, claro, haja mulheres que corram a distância completa com um pé nas costas!). Mas marmanjões também podem participar dela, sem número de peito e cientes de que não estão concorrendo a troféus.

Desafiador em qualquer distância
Mas a minha cautela seria ainda maior. Conhecedor, e dos bons, do tamanho da encrenca, mesmo que só na volta, optaria por uma participação especial, especial mesmo. A la carte, diria até. Poderia optar por não me inscrever e fazer simplesmente um treininho solo de distância livre por ali. Mas preferi contribuir com a causa beneficente e me sentir no direito de usufruir da estrutura do evento. E que bela estrutura! Até café da manhã, com bolo de chocolate e tudo, teve. Maurício, organizador e amigo, é mesmo um cara caprichoso. Aprendemos sempre muito com ele.


Simplicidade, mas atenção e respeito para com o participante
Choveu, parou, teve gente chegando em cima (e até depois!) da hora para fazer inscrição. Com isso, o atraso seria inevitável. Mas essa meia horinha a mais não atrapalharia em nada. Convencendo alguns amigos a me acompanharem na empreitada do treino livre no meio da prova (sobretudo a dupla Toninho & Tonico, também na reta final da preparação para uma maratona, a de São Paulo), larguei em ritmo pra lá de suave. Ficando, claro, bem na rabeira da tropa, entre os últimos colocados.



E viva a turma do fundão!
Teria, durante todo o percurso, a companhia do Celio, corredor recente, mas já com boas histórias para contar. Inclusive algumas parecidas com as minhas, a do resgate da saúde, do combate à obesidade e hipertensão arterial através da atividade física. Seria um prazer acompanhá-lo em sua primeira corrida um pouco mais longa, bater um longo e bom papo. Chegamos tão rapidamente e com tanta tranquilidade (nada como um belo dia nublado para correr!) à marca dos oito quilômetros, que deu até dor no coração bater e voltar. Mas era preciso.

Esse é dos nossos!
Enfrentando as muitas oscilações do caminho, dos dois lados da Rodovia Presidente Dutra, mas fugindo propositalmente da serra de Lagoinha, faríamos os quase dezesseis quilômetros em pouco mais de uma hora e meia. Ritmo tranquilo, de 5'50''/km. Não portava a faixa peitoral, mas estivesse monitorando os batimentos cardíacos, acho que veria um gráfico quase sem picos. Acho que nunca fiz essa distância de forma tão tranquila. Seria um treino mais que inspirador, sete dias apenas da minha grande meta do semestre. Se eu conseguir fazer algo parecido, voltarei de Portugal sorrindo de orelha a orelha... Mas não vou me cobrar absolutamente nada!

As Viagens de Gulliver?
Os dois Antonios, mais ariscos que nós desde o começo, mas que fariam caminhadas na ida e na volta para nos aguardar, facilitaram... E, quase na reta final, deixaram que eu tomasse a frente do pequeno pelotão. Claro que foi só uma brincadeira, muito das bobas, por sinal... Mas, para quem já experimentara a sensação ruim de ser o último colocado (entre apenas 33 participantes) nessa mesma prova em 2008, ser o "primeiro" a terminá-la, teria um gostinho especial. Cheguei até tirando onda, fazendo aviãozinho, correndo em ziguezague. Soltei o número de peito e fiz questão de avisar, como já havia feito antes da largada, que aquele nosso quarteto não estava concorrendo a nada. Mas me diverti à beça com mais uma dessas ironias da vida e do esporte.


Um dia junto da ambulância. Outro, antes dos batedores
Peguei sim a minha medalha, porque para mim, ela pode ter vários significados, inclusive o da participação apenas. Juntei os amigos e tirei foto engraçadinha no pódio, enquanto seus verdadeiros ocupantes por direito não chegavam. Aplaudi e fotografei as chegadas dos amigos, tanto os que apenas voltaram (e já fizeram muito!) quanto os que venceram o caminho completo. Felicitações especiais aos que representaram a 100 Juízo no pódio, Natanael, Rafael, Elias e Aldo. Tomei picolé, comi cachorro-quente, dei muita risada, coloquei a conversa em dia com velhos amigos, fiz novos. Tive mais uma memorável manhã esportiva, enfim. Sem exagerar na dose e nem comprometer a minha meta do domingo seguinte.





Agora é descansar, fazer as malas, acertar os últimos detalhes, encarar o treininho de bota-fora na quarta-feira e pegar a estrada. Que venham os 42 km de Cascais a Lisboa!

Vai ser sensacional

13 comentários:

  1. Fábio, te desejo de todo coração que você flutue em Lisboa!
    Que você esteja inteiramente conectado com o seu corpo, mente, espírito, e com o lugar. Que os seus pés sejam a extensão do percurso, que a sua respiração seja fluida, que a sua cabeça obedeça o seu coração valente quando o cansaço bater.
    Sobretudo divirta-se, conheça o que der prá conhecer, e que seus olhos se encham de beleza.
    Vá com Deus e vá na Fé Querido! Você Merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas palavras, Vanda, obrigado por elas. Tentarei lembrar e colocá-las em prática. Muito obrigado pelo apoio de sempre.

      Excluir
  2. Maneiro Fábio. O que é do gosto é regalo da vida.
    Que bom que você se divertiu e liberou a tensão pré maratona.
    Tenho certeza que essa brincadeira vai te ajudar muito lá na frene.
    Abraços
    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô mais é com TPV (tensão pré-viagem) e TPP (tensão pré-passeios), Luizz... A pré-maratona já não me abala tanto... Bom, pelo menos, as locais, hehehe... ;-)

      Abraço!

      Excluir
  3. Fábio Adorei a matéria, e quero te dizer que para mim foi melhor ainda pelo motivo de ser a minha primeira corrida nos 16 km, e poder estar correndo ao seu lado com voce, me incentivando, não tem preço. Valeu Fábio obrigado e que voce possa ir la em Portugal se divertir e representar a nossa equipe que de fato é 100 JUIZO MESMO. Valeu e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Celio, correu muito bem nos seus primeiros 16 km. Foi um prazer estar ao seu lado. Você vai longe. Grande abraço e muito obrigado pelo apoio.

      Excluir
  4. Pra mim você só se inscreveu pelo bolo de chocolate, pode falar a verdade, agente tá ligado, rsss.
    No começo eu pensei esse maluco não vai se controlar, mas você até que se comportou direitinho, tá de parabéns, participar da festa faz bem para a alma e enriquece o coração e as amizades.
    Boa viagem Gulliver cuidado com os liliputianos. Estamos na torcida.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não espalha, Ju, não espalha...

      Brincadeiras à parte, foi muito bacana a sensação de ser bem recebido. Ir para uma corrida e se sentir não um cliente de um serviço, mas um amigo, é sempre outra coisa.

      Viu só? Mereço uma estrelinha dourada na carteirinha de corredor, hehehehe...

      Deixa comigo, vou tentar esmagar poucos liliputianos! Obrigado pela força.

      Bons treinos e corridas pra você.

      Excluir
  5. Parabéns pela saga de treinos. Maratona p Vc é tranquilo, devido aos currículos, mas é claro que isso tb não é nenhuma garantia. Mas sua maior tensão mesmo deve ser a TP€ ...

    Será que em Lisboa vai ter guloseimas pós prova? Acho que esse será seu ponto fraco, pois não treinou como ficar sem guloseimas.

    Que a Força esteja com Gulliver!

    P.S. TRAZ UMA LEMBRANCINHA PRA MIM!

    #soupobreenãonego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Daniel! A TP€ é mesmo, de longe, a pior.

      Consta no regulamento que depois da prova, será servido um "pequeno almoço". Já deixei reservados meia dúzia... ;-)

      Jack Black curtiu isso. Vou deixar congelado o seu Pastel de Belém. Vai ficar mais difícil você identificar se é ou não do Habib's! :-P

      Abraços!

      Excluir
    2. Fabio gostaria de estar nessa mais não deu, estava correndo em itajuba, em 2014 se DEUS quiser vamos correr juntos os 31 km..
      abraço..

      Excluir
    3. Fez falta lá! Mas representou muito bem a malucada do asfalto no sul de Minas. Parabéns novamente. E ano que vem a gente encara esses 31 km (que valem por 42!).

      Abração!

      Excluir
  6. Valeu Fábio..
    Vamos sim se Deus quiser.
    Antes de uma Maratona quero enfrentar esses 31 kms
    Abç..
    Ass Helber 100 juízo.

    ResponderExcluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.