terça-feira, 17 de setembro de 2013

Treino PL76 - Desapega, desapega!

Minha avó, noventa anos de idade, um dia chegou em casa com uma daquelas TVs portáteis (mas nem tanto!). Feliz da vida, dizendo que havia feito uma pechincha. Pagara apenas R$ 1 nela. Alguém então teve a curiosidade de perguntar "mas está funcionando?". A resposta dela foi de bate-pronto: "não, não está; mas eu paguei UM REAL!".

Trambolhão. Mas essa pelo menos funciona, mesmo custando R$ 2
Contei o causo familiar só para ilustrar o que está no meu DNA. Não sou um cara apegado às coisas materiais e nem um consumista desenfreado, pelo contrário. Mas também não sou muito de me livrar das coisas antigas, ainda que não as esteja usando há um tempão. Meu quartinho da bagunça é cheio de itens que um dia foram úteis para mim, mas acabaram deixados de lado. Mesmo que ainda em funcionamento.

Um pouquinho menos pior que esse
Deveria dar uma de americano esperto e fazer uma daquelas garage sales. E quem sabe faça mesmo, quando trocar de apê. Enquanto isso não acontece, vamos deixando como está... Mas fuçando por acaso numa gaveta, acabei encontrando um velho companheiro, que estava ali parado há algum tempo, desde que foi substituído por um modelo mais avançado. Uma recarregada na porta USB para garantir que ele ainda estava funcionando (e estava). E um treininho leve e curto de segunda-feira à noite, só para testar e matar um pouco a saudade.

Há quanto tempo!
Quando a gente troca de relógio-GPS, para lembrar como o antigo funciona, costuma levar um certo tempo. Mas o Garmin ForeRunner 610 é um dos mais intuitivos e simples de operar já fabricados pela conceituada marca. Seu único modelo touch screen (foi lançado nos EUA recentemente o seu sucessor, o 620), com menu e acesso a algumas das funções com toque e rolagem de tela, no estilo dos celulares. As funções de start/stop, lap/reset e iluminação do mostrador são acionadas de forma convencional, a partir de botões nas laterais.

Toca aqui!
Foi bom relembrar de algumas características do 610 que não estão presentes no meu atual relógio de trabalho, o Garmin Fenix. O parceiro virtual, que permite "competir" contra um "adversário" de ritmo constante, acompanhando em tempo real o quanto ele está ficcionalmente adiante ou atrás, em distância e tempo. A programação de treinos intervalados; e de tempo ou distância fixa, com alerta sonoro de missão cumprida. A transmissão sem fio de dados para o computador, através da antena conectada na entrada USB.

Não perca para o bonequinho
Foram apenas quarenta minutos, mas deu para ver que o amigo ainda está em boa forma. Programado para correr a 6'/km, ganhou de mim por pouca coisa. Ele não subira o Pico do Itapeva na véspera (vai que cola!). Um breve passeio do Jardim Satélite ao Estoril, duas semanas e alguns dias antes da viagem a Portugal, com direito a passagem pelo homônimo original de lá.

Em contagem regressiva
Como venho me acostumando com os running apps para celular (e escrevendo sobre eles aqui, inclusive), se um dia precisar, posso usá-los como back-up para o Garmin Fenix. Não faz muito sentido, portanto, guardar o 610 para esta finalidade. Aqui (ou no Facebook, onde postei ontem) não é site de classificados, mas estou anunciando a venda do relógio "antigo" (menos de dois anos de uso, foi comprado em novembro de 2011) em bom estado e funcionamento normal. Já teve um amigo daqui que se interessou logo de cara, estou aguardando a resposta dele. Mas, caso não seja fechado o negócio, fico à disposição para contato dos demais interessados pelo e-mail fabio.namiuti@terra.com.br ou mensagem inbox em meu perfil na rede social.

10 comentários:

  1. Fábio adorei a tua avó, rsss, esses genes acumuladores são difíceis de largar, mas pelo jeito está conseguindo. Parece uma ótima ferramenta adorei essa história de ganhar do bonequinho.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma figuraça, Ju. A gente brinca muito com ela por causa desses "defeitinhos". Mas ela é a nossa referência, o nosso espelho. Se eu chegar lá, já estarei contente. Com a saúde, lucidez e disposição dela, então...

      O bonequinho é um adversário de responsa. Ninguém como ele para saber manter o ritmo!

      Bons treinos aí também.

      Excluir
  2. Ah e espero que o novo dono(a) cuide direitinho dele, para que você possa dormir tranquilo =P

    ResponderExcluir
  3. Opa, boa dica, que precisa aproveite!
    Abraços Fábio!

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  4. Olá Fábio,

    Ótimo post! Sei que a ideia do não era a comparação entre os dois Garmins, mas achei muito interessante saber essas diferenças.

    Já tem um tempo que estou namorando o Fenix. Na verdade o interesse surgiu justamente quando li um post antigo seu sobre o dispositivo. Recentemente, tive a oportunidade de ver um de perto, lá na expo da Meia de Buenos Aires. Já achava interessante as funcionalidade e gostei mais ainda da aparência do relógio.

    Mas, tenho que confessar, lendo seu post, não gostei muito de saber que o Fenix não tem o parceiro virtal e a programação de treinos.

    Atualmente utilizo um 410, que tem funções parecidas às do 610. Ele me atende bem, mas acho que o Fenix seria mais apropriado aos treinos em trilhas (que gosto tanto).

    Bom é isso aí, valeu por mais esse post. E sucesso na reta final para Portugal.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fenix realmente é sensacional, Danilo. Mas não é propriamente um relógio para corrida. Perdeu, com isso, algumas características específicas da linha ForeRunner. O virtual partner não me faz muita falta, pouco usava na prática. Mas a programação de treinos realmente é uma perda considerável. Um incentivo a mais para fugir dos intervalados ter que ficar controlando individualmente os tiros.

      Valeu, obrigado pela visita e mensagem. Abraços!

      Excluir
    2. P.S.: depois de responder, baixei uma atualização de firmware do Garmin Fenix que incluiu nos recursos o virtual partner. Agora é testar no próximo treino ou corrida.

      Excluir
    3. Legal saber disso. Gosto do virtual partner, porque ainda tenho dificuldade de correr num ritmo específico. Além disso é bom ter uma forma de saber a distância que estou de uma meta de tempo em uma prova.
      Valeu Fábio!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.