segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Treino PL75 - A montanha mágica

Você pode correr todos os dias no mesmo lugar. Ou pode se permitir, nem que apenas de vez em quando, algo especial, extraordinário. Pode fazer da corrida apenas mais uma parte banal de sua rotina. Ou desafiar-se e, através dela, encontrar uma força interior que pode até não conhecer na plenitude... A escolha é sua!

Você não sabe do que é capaz, até querer e ir atrás
2011, definitivamente, foi um ano inspirado. Nele, eu e meu grupo de amigos corredores demos início a algumas tradições, que cairiam no gosto da galera e entrariam em definitivo no calendário de eventos regional. A Volta ao Banhado e o Treinão da Fé já haviam acontecido na temporada atual. Faltava o menor, mas não menos desafiador. Faltava o Ataque ao Cume.

Então, não é esse... Mas (o nome) é inspirado nisso!
Guardadas as devidas proporções alpinísticas, uma parada indigesta também. Principalmente para quem não é propriamente um fã das alturas (talvez das "baixuras"). Soa contraditório que o idealizador de um percurso próximo de onze quilômetros de subida (quase) constante seja um camarada que reclama de qualquer rampinha em prova curta? Não tentem entendê-lo(me). Sua mãe não conseguiu... Sua esposa segue tentando!

Mentes complexas
Quase que, dessa vez, vou só na qualidade de espectador, torcedor e fotógrafo. O pequeno e infeliz acidente do treino de sexta-feira TREZE não passou de susto. Mas dos grandes. Deu o maior medo de ficar de fora, embora isso fosse o mais sensato (e o que aconteceria na prática) caso a dor no anterior da coxa persistisse. O tratamento intensivo, à base de gelo, bolsa térmica e pomadinha milagrosa daria, entretanto, excelentes resultados. E me faria acordar no domingo sem qualquer vestígio da lesão. Nem sequer um esperado incômodo na região... Ufa!

Um pouco menos intensivo que isso
Aí, foi só alegria. Nem mesmo o atraso de mais de meia hora para a saída da concentração, com o sol prometendo punir a todos pelo deslize fatal, nos deixaria de cara feia. Duas vans lotadas rumariam de São José dos Campos à bela Campos do Jordão. Era previsto que viessem também amigos de outras cidades: Caçapava, Taubaté, Tremembé e São Paulo. Mas não que fossem tantos assim, quase dobrando o tamanho do grupo. A surpresa foi das mais agradáveis (veio até o Fabio Matheus, sumido há um tempão!). As fotos ficariam bonitas e expressariam bem a alegria de todos ali presentes.

Só essa já diz muito
Não havia tempo a perder. Nada de muito bate-papo nem cafezinho matinal. Foi só a conta de dar as instruções básicas sobre o percurso, usando a célebre concha acústica da Praça do Capivari para amplificar o som da voz. Tudo para evitar o que acontecera no ano anterior, errando o caminho logo no começo e aumentando em mais de um quilômetro o tamanho da encrenca. Já perto das nove da manhã, quando o prometido era largarmos às oito em ponto, demos enfim início à aventura. E que bela imagem a do povo todo se espalhando pelas inclinadas ruas jordanenses.

Caprichou, Suelen, caprichou mesmo!
Começaria, como bom anfitrião, puxando a fila. Lideraria a tropa pelos metros iniciais e daria até um sustinho nela, deixando para virar à direita meio em cima da hora em uma das bifurcações. Fala se tem graça, se não tiver uma dessas gafes... Cederia, naturalmente, o primeiro lugar para os mais ligeiros (e leves) no começo da subida forte. E, mesmo com a sinalização, alguns acabariam se perdendo pelo caminho. Faz parte. Nem se implantasse um GPS subcutâneo em cada um dos participantes isso deixaria de acontecer.

Só o comecinho da encrenca
Positivamente surpreso com a ausência total da dor e, claro, sentindo as dificuldades naturais do percurso, mas o enfrentando com dignidade, fecharia os primeiros quilômetros, os mais difíceis de todo o trajeto, com parciais altas, acima dos 7'/km (ou até dos oito, caso do km 2). Trotando onde era possível e andando onde precisava. Ensaiando diversas parcerias e acabando por fechar com uma das antigas, aliás, presente já na primeira edição do Ataque ao Cume. Salve, Corredor do Apito!

2011

2013
A partir da chegada à estrada, onde todos os caminhos até o Pico do Itapeva, ponto mais alto da região e um dos mais altos do estado de São Paulo, unificavam-se num só, tudo foi ficando um pouco menos complicado. Parciais altas, como a do km 7, acima dos sete minutos; mas outras até começando com cinco. Chegando a fazer bons 5'17'' no trecho em descida (!) do km 9. Quando o valoroso pessoal do apoio, tal qual o Riva, marido da Adriana; ou a Alexandra, esposa do Giovani, ofereciam água, eu brincava, dizendo que queria mesmo era AR. Mas o desempenho na escalada tinha tudo para ser o melhor entre todas as tentativas.



Nem fácil, nem impossível
Enfrentando e vencendo as dificuldades, o ar mais rarefeito (faz diferença, acredite!) e a inclinação do terreno, chegaríamos ao final do trajeto em 1h12. Bem melhor que a 1h15 da primeira vez e, claro, também que a 1h22 do ano passado, com os metros a mais. Fomos recebidos, com efusivos cumprimentos, pelos que já haviam concluído. E retribuímos aguardando os que viriam logo depois. Aplaudindo, reconhecendo o esforço e o valor daquela conquista. Fosse pela primeira vez; ou pelo tricampeonato daqueles que estiveram comigo em todas as edições... E que garantem que estarão em todas as próximas!



Meu muito obrigado a todos; mas em especial para Edward, Cris e Natanael, pela presença nas três edições
Dali em diante, só festa. Centenas de fotos nos mirantes, de onde se avistam várias cidades do Vale do Paraíba (dizem, exagerando, que até quinze!). E a tradicional confraternização, com lanche mais que reforçado, à beira do lago, para recuperar com sobra as calorias gastas morro acima. Rolou, claro, até aquela cervejinha, não pode faltar. Mais uma memorável manhã de domingo, de esporte, amizade, desafios e conquistas pessoais.










Dia de festa. E de imagens marcantes
Recebi um sem número de palavras elogiosas, que me deixaram feliz e emocionado. Mas não fiz absolutamente nada sozinho. Se o treino surgiu de uma ideia minha, ele não passaria disso se não fosse a valorosa colaboração de todos. Não vou arriscar citar nomes, porque certamente esqueceria algum. Mas muito obrigado a você que contactou as vans, que ajudou na hidratação, que compartilhou alimentos, que fotografou, que acompanhou de carro os corredores, que deu aquele incentivo certo na hora exata. Enfim, que esteve conosco, correndo ou não, em mais essa celebração. Quem não esteve, tomara que venha para as próximas!

Vem! Vem! Vem! Vem! Vem!
Que o caminho daqui até Lisboa siga assim. Bonito. E em paz.


Judia. Mas a gente esquece. E volta todo ano
Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/376329747

Resumo do treino:



22 comentários:

  1. Parabéns!
    Tem momentos destes caminhos que o ar parece desaparecer,mas vale muito à pena.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meu amigo Jorge!

      Tem mesmo. Nesses momentos, sem o menor pudor, eu andava alguns metros para retomar o fôlego. Tenho uma enorme admiração por quem consegue correr o tempo todo nesse percurso, porque, definitivamente, não é fácil. Subi três vezes intercalando trote e caminhada, mas venho melhorando o ritmo ano a ano. Quem sabe lá pela centésima vez, vai só na base da corrida, hehehe...

      Abraço!

      Excluir
  2. Oi Fábio, sou a nova seguidora do seu blog. Adorei o relato do treino na montanha. Galera muito animada, isso vale por tudo. As paisagens foram belíssimas!!!

    Bons treinos,

    Um abraço,
    Geisa

    wwww.correreuemeutenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geisa, seja bem-vinda! Obrigado pela visita e mensagem.

      Galera animada pra valer, topam qualquer parada. Ainda mais num cenário de cinema desses.

      Parabéns pelo seu blog e pelas corridas, já dei uma passada por lá e também me tornei seguidos.

      Abraços!

      Excluir
  3. Muito legal Fábio.
    Sempre comento que esse seu grupo é show de bola. Correr assim deve ser fantástico.
    Esses treinos, econtros são muito bacanas.
    Agora o percurso, mais show de bola ainda.
    Melhoras. Deus te abençoe
    Luiz
    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o privilégio de fazer parte realmente de um grupo espetacular, Luiz. Que acredita nos meus projetos, dá apoio incondicional a eles. E a quem incentivo também a inovar, inventar, sair do lugar-comum. Dessa união de pessoas vêm saindo muitas boas ideias. Que, colocadas em prática, viram esses treinos e encontros marcantes, em percursos que são mesmo um show.

      Obrigado pela força! Já estou totalmente recuperado da pequena lesão. Felizmente, não passou de susto mesmo. Que Ele abençoe a todos nós, sempre.

      Abraços!

      Excluir
  4. Fábio,
    Treino bom demais.
    Aliás, acho que posso elevá-la para o status de CORRIDA BOA DEMAIS!
    Parabéns!
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais, Gilmar. Cada vez mais gosto deles, os treinos, e os prefiro às corridas. Sem camiseta, medalha ou frufru. Mas também sem inscrição, espera pela classificação, horários rígidos, empurra-empurra na largada e outros motivos de estresse. Não que eu tenho desgostado delas, muito pelo contrário. Mas não troco um treinão desses por corrida nenhuma... E tenho dito!

      Abração!

      Excluir
  5. Que legal esse treino, continue com ele por muitos anos e um deles quem sabe eu não vou também, que galera animada, deve ter sido super divertido e pelo jeito um treino bem difícil só assim mesmo dividindo o esforço com os amigos esses treinos são memoráveis.
    Que ótima ideia que teve Fabio. Parabéns.
    Boa semana
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das maiores alegrias que temos, no esporte e na vida, é receber os amigos, Ju. Se você quiser aparecer, para esse ou qualquer outro dos nossos treinos, certamente será muito bem-vinda.

      O percurso realmente é difícil, faz muito cachorro grande latir fino, mas todo mundo, de um jeito ou de outro, acaba chegando lá em cima, com o maior sorrisão e muito orgulho do que foi capaz de fazer. É uma energia fantástica, só experimentando para saber.

      Bjs e boa semana pra você também!

      Excluir
  6. Grande Parceiro...em primeiro lugar cuida desta perna aí e não deixa chegar na situação em que estou.
    Em segundo lugar, este é um dos eventos que eu gostaria de colocar na minha agenda para 2014. Como Jordanense eu sinto como uma obrigação correr com vocês este percurso. Dos citados por você (Treinão do Banhado e Caminho da Fé) já estava me comprometendo em ir até Aparecida em 2014 e agora estou colocando também em meus planos esta aventura para o ano que vem.
    Siga firme e felicidades em Lisboa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou negar, fiquei bem assustado na hora do (quase) tombo, mas, felizmente, não passou de susto de sexta-feira 13, meu amigo Sílvio. Tá 100% zerado agora.

      Você é titular absoluto nesse time e seria um prazer e uma honra recebê-lo para as quartas edições do Treinão da Fé, Volta ao Banhado e Ataque ao Cume.

      Abração e valeu pela força de sempre. Siga se recuperando bem aí!

      Excluir
  7. vc é maluco...só inventa...hahahah, ainda bem que moro longe de você...hahah senão te acompanharia em todas essas suas roubadas!
    Você é o livro da vez,incríveis histórias,divertido que só acrescenta e agrega!
    Aaaaeee,feliz de ter te conhecido viu Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maluco pra gente é elogio, hehehe... Ou melhor, é reconhecimento!

      Tenho certeza que sim. Mas vem gente de longe pra experimentar as boas roubadas. Vê se cria coragem também!

      Obrigado pelas palavras e pelo carinho, querida amiga. Recíproca mais que verdadeira. Felizes (e muito) estamos!

      Excluir
  8. Parabéns a todos os participante e colaboradores por estar presente nesse treino que pra mim foi A melhor corrida do ano de 2013! contecomigo! tamojuntossempre.
    Dia maravilhoso... fántastico... show....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só é o que é pela participação e colaboração de todos, grande Helber. Muito obrigado, mais uma vez, por comprar a ideia e dar aquela força. É assim que as coisas acontecem, com a união de todos.

      Abração!

      Excluir
  9. parabéns foi mais uma experiência que tive com essa equipe diferenciada, valeu a todos e tamu juntos sempre, vamus tentar fazer o ataque do cume 02

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meu amigo! Obrigado pela presença e parabéns pela escalada, ainda mais depois de mais essa doideira, prova em Ilhabela e noite em claro... Você é doido!!!!

      No retorno do casal Luis Carlos e Ivonete, a gente dá um jeito de combinar uma edição extraordinária do Ataque ao Cume 3-b... Depois da maratona, de preferência!

      Abraços!

      Excluir
  10. É maravilhoso saber que eu faço parte dessa aventura, dessa experiência e saber que eu vivenciei muitas das suas palavras. Como eu citei anteriormente, isso é fazer Magia! Parabéns mais uma vez, e agora sobretudo pelo seu relato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que fez parte. Deveria fazer parte de todas, porque leva jeito pra isso, já mostrou que é uma das nossas! Obrigado pela presença e apoio para que tudo acontecesse como aconteceu.

      Excluir
  11. Logo no comecinho da 1ª subida pensei "PQP o que é que eu estou fazendo" já sabia da dificuldade mas lá estava eu mais uma vez.
    Chegamos ao limite, é suado, é dolorido...mas no final é tudo lindo. A recompensa é maravilhosa. Ter saúde e disposição para fazer isso é uma dádiva de Deus...obrigada Senhor!!!
    Espero estar presente nas próximas edições...rumo ao tricampeonato.
    Parabéns Fábio e a todos que colaboraram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira vez, dá pra alegar desconhecimento... A partir da segunda, é teimosia mesmo, Deise! Obrigado por teimar e estar com a gente mais uma vez. Gostamos muito da presença de vocês. Parabéns pela escalada e que venham as próximas!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.