quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O meu amigo que não corre


O meu amigo que não corre me pergunta: por que acordar tão cedo em um domingo?
E eu respondo que não há outro dia da semana com um nascer do sol tão belo. Pelo menos não que eu tenha tempo de reparar.





 





O meu amigo que não corre me pergunta: por que correr no único dia teoricamente destinado ao descanso do corpo? E eu respondo que não existe maneira melhor de descansar a minha mente.

 

O meu amigo que não corre me pergunta: o que você ganha com isso tudo?
E eu respondo que são tantas coisas que poderia passar horas enumerando. Mas que, fundamentalmente, que ganho mais vida em meus dias.

 




O meu amigo que não corre me pergunta: por que pagar para correr?
E eu respondo que já gastei bem mais com cigarros e que poderia estar agora gastando com medicamentos.

 







O meu amigo que não corre me pergunta: em que lugar você chegou?
E eu respondo que cheguei no que fiz por merecer, mas que a colocação e o tempo são só números, dos quais esqueço rapidamente. Ao contrário dos momentos vividos, que ficam para sempre.

 






O meu amigo que não corre me pergunta: mas correr não envelhece?
E eu respondo que viver também o faz. E eu vejo a mim e a meus amigos mais velhos, comparo com gente da mesma idade que não corre e chego à inevitável conclusão de que se envelhece, é muito mais lentamente.

 


O meu amigo que não corre me pergunta: não seria melhor ficar com a família?
E eu respondo que tenho o privilégio de contar com a minha família na torcida, no apoio incondicional aos meus projetos esportivos. Que já coloquei esposa e filho para correr comigo também. Que essa é uma maneira de passarmos tempo de qualidade juntos.

 


O meu amigo que não corre me pergunta: mas correr não é um esporte solitário?
E eu respondo que é somente para quem quer que seja assim. Que tenho mais amigos do que em qualquer outra época de minha vida. Que a segunda família, a família da corrida, só cresce a cada dia, em quantidade e qualidade. Que correr é o esporte individual mais coletivo que existe.

 



O meu amigo que não corre me pergunta: por que você corre?
E eu respondo... Preciso mesmo responder?

41 comentários:

  1. ai meu amigo pergunta vc é doido ,e u digo só os loucos entende esse esporte maravilhoso insano endorfina pura, Fabio estamos juntos seja feriado sábado domingo, só digo uma coisa esse esporte me deu qualidade de vida não troco por nada , conheci só pessoas da mais alta qualidades e continuamos sempre correr correr , abç, show .... em mais depoimento !!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí sim... Realmente só pessoas da mais alta qualidade... Tamojunto...

      Excluir
    2. Doido, pra gente, é elogio. Principalmente porque a gente sabe que tipo de doideira pode fazer.

      Que possamos seguir sempre com isso e com essa qualidade de vida como consequência.

      Abração!

      Excluir
    3. Meu amigo lindo..fico ate feliz..pois sou uma formiga no meio de vcs..so corro 10 km agora vcs..mas logico que vou amar estar aqui no meio de tantos guerreiros...tamo junto sempre...te adoro fabio que deus te guie sempre....

      Excluir
    4. Muito obrigado, Michele! Você também é guerreira e não importa a distância que corra atualmente, já superou muita gente e, sobretudo, os limites que pensava ter. Parabéns pela sua transformação pessoal e exemplo. Sou seu fã!

      Excluir
  2. Um amigo perguntou vc só ganha medalha ,não ganha troféu Respondi. Ganho mais qualidade de vida, isso não tem preço. Agora pra mim foi um esporte que entrei de finilho fiz muita amizade boa e não pretendo parar de correr jamais. Estarei juntos com vcs sempre que possível. Bora correr na chuva no sol no friu .. Tamojuntos Equipe... Fabio show suas ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troféu uma hora acaba vindo também (principalmente se você continuar evoluindo assim, meu amigo!). Mas isso é o de menos. Os verdadeiros troféus são os amigos e os bons momentos que a corrida nos proporciona. Que possamos estar sempre juntos, todos nós, nos treinos, provas e celebrações.

      Abraço!

      Excluir
  3. Muito bom.
    Não me acho obrigado a responder essas questões, porque com certeza muitos "amigos" olham p mim e dizem/pensam: "por q esse cara não bebe?", "porq esses cara não fuma?"...acho q é a mesma coisa.

    Assim como tb não olho p eles e penso "porq esse cara fuma e faz isso com o próprio corpo?". Ele faz porq ele é assim. Talvez mude, talvez não.

    É que o nos define como indivíduos.

    P.S. agora, qdo fumam perto de mim, penso, "que F#P! sou obrigado a fumar por tabela, porq o cara quer se auto exterminar aos poucos..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "É que Narciso acha feio o que não é espelho"...

      Difícil entender o diferente. E querer ser entendido por ele. Mas a gente tenta conviver.

      Mas fumaça pra cima de moá, não MESMO!!!!

      Excluir
  4. Eu já tive que ouvir coisas tais como;
    - vai cuidar do seu marido!
    - vai procurar marido !
    - não é melhor ir no cabelereiro ?
    - toma antidepressivo boba, é melhor
    - nossa...mas é tão "masculinizador!!! (pode?)
    - credo, mas assim vc vive desarrumada!!!
    - ah...cê vai correr prá ficar de pegação né??
    - pq que ao invés de ir correr vc não sai comigo? (sabe qdo eu vou sair com um sujeito desses???)
    - isso daí é fuga!!!
    e por aí vai com uma série de perguntas e colocações absurdas! E vem de pessoas "teoricamente" esclarecidas.
    Ainda BEM que o contrário é muito mais intenso, consistente e verdadeiro, qdo eu digo "o contrário", são das pessoas que eu influencio no sentido não só em correr, mas em ter atividade física. O meu ambiente de trabalho é um exemplo disso. Vou compartilhar esse teu post! Quem sabe o povo se toca! rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já ouvi algumas dessas coisas Vanda! Mas só quem corre, quem é APAIXONADO por CORRIDA, que tem endorfina correndo na veia sabe o que a corrida representa pra nós.

      Roberta.

      Excluir
    2. A lista de perguntas e exclamações vai longe... Dava pra escrever uma continuação de Os Lusíadas com ela! Como dizem por aí, a ignorância é uma bênção. Por isso é que a gente perdoa quem pergunta isso. E espera que a epifania enfim venha, junto das primeiras passadas... ;-)

      Excluir
  5. Respostas
    1. Felizmente, na prática ouço pouco as perguntas, Luizz... Mas vou treinando para quando elas vierem!

      Excluir
  6. Frederico Sattelmayer Junior18 de setembro de 2013 às 12:19

    Desde que comecei a correr fora os inúmeros benefícios, o melhor é escutar esse de minhas filhas: Pai estou admirada e orgulhasa de você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E servir de exemplo para elas. Vale por milhares de palavras. Parabéns!

      Excluir
  7. Muito bom... ja passei por esse questionario... só quem corre entende...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é por isso que essa postagem teve uma repercussão tão boa, Juliana. A galera que corre se sentiu compreendida.

      Excluir
  8. Belas respostas, que eles nunca entenderão hehehe... só entende quem pratica, essa maravilha que é a Corrida de Rua, sejamos iniciantes ou experientes, amadores ou profissionais! Grande abraço, Fábio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entenderão, Luiz, quando estiverem ao nosso lado na largada, hehehe...

      Abração!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigado! Dava pra colocar mais uma meia dúzia de questões nele, mas...

      Excluir
  10. Esses seus textos "mais emocionais" são muito inspiradores!
    Vou compartilhar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gilson. Tinha mais de um mês que não saía um desses... Estava fazendo falta (acho).

      Abraço!

      Excluir
  11. Sensacional Fábio! ! Depois de ler esse texto sabe o que eu decidi fazer? ? Correr!! Kk isto só me deixou com mais vontade ainda de pratixar esse maravilhoso esporte! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Esse é o chamado bom efeito colateral, Daniel.

      Abraço e boas corridas.

      Excluir
  12. Simplesmente 10 esse texto!!!! resumindo: CORRER É TUDO DE BOM!!!!

    ResponderExcluir
  13. Você é mesmo muito fera viu Fábio! Sou sua fã de verdade!
    Roberta Andrade (Apaixonados por Corridas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Roberta! Fã é legal, mas eu gosto mesmo é de ter amigos (hehehehe...) ;-)

      Excluir
  14. eu mesma já fiz essas perguntas inúmeras vezes á minha irmã que corre a bastante tempo
    colocava muitos obstáculos cada vez que me convidava a ir com ela
    me lembro que a primeira corrida que participei foi de 7 km e quase morri...kkkk
    quando cheguei e parei minhas pernas pareciam não parar
    mas a satisfação e a sensação maravilhosa que tive em fazer o percurso sem parar , embora em muitos trechos quase que me arrastava foi maravilhosa
    foi amor é primeira vista...kkk
    me apaixonei completamente pelo esporte e não consigo me imaginar parar de correr
    SÓ OS LOUCOS COMO NÓS SABEM O QUE É ACORDAR CEDO EM PLENO DOMINGO E FAZER O QUE MUITOS NÃO FAZEM

    amo muito tudo isso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que depoimento bacana, Sonia! Parabéns por ele e pela iniciativa.

      Basta querer, acreditar e persistir. A paixão é certa.

      Excluir
  15. Tenho 57 anos, dos quais 35 fiquei totalmente parado,tomando em media 24 latas de cerveja por fim de semana e fumando exatos 70 cigarros, fora os da semana normal.Apoiado pela minha familia tomei uma decisão, vou andar um pouco,a coisa me fez tão bem que já estou correndo,e correndo contra uma coisa que só me faz mal até agora.
    Tomava treis remedios para pressão diarios, acabando com minha pouca reserva de calcio
    do corpo.Agora recebendo incentivo de meu sobrinho que é profissional me sinto ainda
    mais motivado.Objetivos disto tudo:Trocar 20 cigarros diarios por 20 KM,participar
    de uma meia maratona na minha faixa etária.Obrigado Senhor por ainda me dar forças
    em ter o prazer de Correr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela transformação, Marcelo! Também abandonei o cigarro depois de 15 anos e a corrida foi uma aliada importantíssima no combate ao vício. Toda força nessa sua luta, você vai vencê-la. Sucesso nos objetivos!

      Excluir
    2. Parabens pra vc, pela bela inciativa, tamo junto,rs,Abs.

      Excluir
  16. Correr faz bem para o corpo, alma e mente. Participar de provas com milhares de pessoas é um incentivo e quando dividimos o gosto pela corrida com amigos e conhecidos isto sim... não tem preço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo! Faz bem demais. Sozinho, com amigos ou ao lado de milhares de pessoas. Que possamos todos seguir correndo sempre.

      Excluir
  17. Belo texto Fábio! Parabéns pela motivação e inspiração. Só quem tem sangue de corredor nas veias sente e entende tudo que você escreveu e ainda assina embaixo!
    Boas corridas!
    Regeane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Regeane! Esse sangue CORRE muito por aí.

      Boas corridas pra todos nós, sempre.

      Excluir
  18. Irmão parabéns sou grande admirador de seus feitos, Corrida de rua mudando vidas isso que importa.

    ResponderExcluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.