quarta-feira, 31 de julho de 2013

Treino PL48 - App que p...

Depois de duas corridas num mesmo final de semana, o que a maioria das pessoas normais faz na segunda-feira? Descansa, claro. Mas quem disse que o blogueiro em questão aqui é normal?

Freud define
Segunda à noite, a não ser que o esforço do final de semana tenha sido desbagaçante (como uma maratona ou um Treinão da Fé, por exemplo), é dia de treino. Regenerativo, mas é. Não é apenas uma questão de planilha, de manter condicionamento físico e tal... É também para a cabeça. Ajuda a aliviar o quase inevitável estresse da retomada das atividades profissionais.

Só não uso terno. Mas o piano é pesado...
Como em quase todas as segundas, portanto, tal qual um Fred Flintstone, não via a hora de ouvir soando o alarme da pedreira de Bedrock para soltar o meu yabba-dabba-doo e pegar a estrada. Ainda que fosse só para um treininho curtinho num percurso mais do que manjado.

Até amanhã, Sr. Pedregulho!
E já que não havia novidades em termos geográficos, decidi experimentar uma tecnológica. Minha esposa comprou recentemente um celular, não gostou dele e acabou me repassando o brinquedo. Eu nem estava pensando em trocar o meu velho e funcional xing-ling, mas acabei aceitando de bom grado o presente. E o entulhando de aplicativos, inclusive um voltado para corredores, o RunKeeper. Mesmo sendo feliz proprietário de um relógio-GPS e estando muito satisfeito com ele, resolvi monitorar meu treininho da noite com o programinha.

Maniacs
Primeiro estranhamento: correr com a armband. Não tenho vocação para árvore de natal; quanto menos penduricalhos, para mim, tanto melhor. A braçadeira incomodou um bocado, talvez pela total falta de costume. E, para piorar um pouquinho, a que eu ganhei como parte de um kit em mais uma das muitas promoções das redes sociais, é para MP3s e afins, fica com o "bolsinho" virado para dentro. Teve de ser virada do avesso para poder servir.

Assim. Só que não
Comecei o percurso descendo a Avenida Papa João Paulo I. Depois de atravessar o Viaduto Frei Galvão e antes de chegar à reta da Mario Covas, resolvi dar uma conferida para ver se estava tudo funcionando direitinho. Chato ter de parar, tirar o bagulhinho (braçadeira não transparente) e olhar (mania de garmineiro). Confundir botão em coisa nova é comigo mesmo. Apertei sem querer o "parar" ao invés do "pausar" e zerei o marcador de distância e tempo. Pfffffff...

Ninguém tem paciência comigo...
Até aí, sem neura, depois era só somar tudo em casa. Mas o problema é que, na segunda perna, o danadinho resolveu começar a falhar. Quando cheguei ao outro viaduto, o Talim, e resolvi dar uma nova espiada, ele estava marcando menos de cem metros, apesar de eu já ter corrido mais de um quilômetro no trecho. Precisão digna de um Tenente John Mirolha...

Ops...
Depois dessa, desencanei. Zerei de novo o bichinho e, na falta de uma playlist, resolvi sintonizar no radinho FM mesmo, para pelo menos aproveitar o aparato para ouvir um som (muito embora não tenha o costume e nem recomende fazer isso em treinos na rua; em meio ao trânsito, atenção total é sempre bem-vinda). Triste é ver as estações que acompanharam a minha adolescência se rendendo ao apelo comercialóide e tocando músicas de gosto extremamente duvidoso... Ainda mais que na época!

Que me perdoem os fãs
Segui então o meu caminho, indo até o final do retão que acompanha o curso do riacho, mudando de faixa na chegada ao shopping, retornando pelo outro lado da avenida e completando o oito torto pegando a pista oposta da Jorge Zarur. Até cheguei a ligar novamente o dispositivo, que desta vez funcionou mais ou menos, apesar da sexy voz feminina anunciar paces instantâneos tão distintos quanto 4'/km e 8'30''/km, sem que eu corresse tão forte assim e nem apelasse para a caminhada. Em resumo: um fiasco. Vou ficar com o meu velho reloginho mesmo. Pode até não ter precisão cirúrgica, mas é bem mais confiável.

Mais ou menos isso aí
Medindo posteriormente pelo velho e acurado site MapMyRun e estimando um suave ritmo médio de seis minutos por quilômetro, foram uns 10,8 km em cerca de 1h05min. Nada mau para uma noite fria de segunda-feira. O show tem que continuar e o Projeto Lisboa também.

18 comentários:

  1. Já testei todos os aplicativos e até hoje não me habituei a nenhum deles. Muitas vezes corro e por um simples toque ele pára de marcar.
    Me sinto roubada, e fico até desmotivada. Meu garmin.. continua no sono eterno assim como muitos que não acham como consertar.
    Já tentei juntar grana pra comprar um, já que este que eu havia ganho de um amigo. Mas, quanto mais fuço atrás de um Garmin, mais eu desanimo. Fico pensando em quantas corridas dá pra ir com o valor de um garmin.
    Então, como a maioria dos meus percursos já foram marcados por ele. Geralmente eu sei direitinho quantos kms estou fazendo. Estou com um Timex que só marca o básico mesmo. Mas, confesso.. Tenho paixão pela facilidade de olhar no pulso e ver os kms sem me preocupar em querer mudar o percurso.
    SINTO MUITA FALTA DO MEU GARMIN.
    Fazendo bolos pra festa não estou em condições de comprar. infelizmente!
    ABraço e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como minha curiosidade científica (minha mãe chamava de outra coisa!) é grande, Myla, vou continuar fazendo experiências com outros aplicativos. Nada, nada, acabo me divertindo... E isso gera postagens com muitos visitantes, hehehe...

      O nosso amigo Silvio, o Corredor do Apito, conseguiu ressuscitar um Garmin 305. Conversa com ele e pega os detalhes.

      Abraço, obrigado pela visita. Bons treinos pra você também!

      Excluir
    2. Tente o Runtastic Pro. Eu uso há bastante tempo, e pelo menos comigo nunca falhou. Abs!

      Excluir
    3. Obrigado pela dica! Como tenho um relógio-GPS, é mais por curiosidade. Não acho que valha a pena adquirir um aplicativo pago para a situação. Mas vou fazer mais experiências com os gratuitos só para ver qual é. Abraços.

      Excluir
    4. Oi Myla, a garmin lançou agora há pouco tempo um relógio GPS mais barato, o Forerunner 10 - parece bem interessante. https://buy.garmin.com/en-US/US/into-sports/running/forerunner-10/prod107143.html
      abs

      Excluir
  2. O Garmin é o menos ruim de todos. Nenhum é preciso, mas o Garmin é o que nos engana melhor. Também prefiro Garmin ao RunKeeper ou qualquer outro app.

    Só acho que você deveria ter corrido com os dois, Garmin e celular. Aí comparava. Eu também não gosto de armband. Corro com o celular na mão, o que não é muito melhor, mas é o que dá para fazer enquanto estou sem Garmin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa definição, Enio. O Garmin realmente não é imune a surtos. O meu mesmo, num recente treino debaixo de chuva, simplesmente começou a resetar sozinho, contabilizando a duração do treino, mas perdendo os dados da distância. Esses brinquedinhos são caros e temperamentais.

      Tentei correr com o celular na mão, mas achei ainda mais incômodo que a armband.

      Abraço!

      Excluir
  3. hahaha eu ri dos seus gif's.
    Fico pensando a dedicação que tens para colocá-los no post. Não tem como não comentar depois né...
    Falando do treino, concordo contigo. Correr como se fosse árvore de natal não dá. Também me sinto assim. Eu prefiro o garmin aos apps.
    abraço e bons km's!!!
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só pensar no tema e ir pro Google Images, Helena... Mas, se o blog cumpre esse propósito de divertir, eu fico contente.

      Já aboli alguns dos meus velhos preconceitos, como o contra as bermudas de compressão. Mas sigo mais minimalista que a maioria dos colegas de esporte. Uma árvore de natal bem sem graça, hehehe...

      Abraços... E bons km para todos nós!

      Excluir
  4. Para Myla:
    http://www.pedal.com.br/forum/meu-gps-garmin-edge-305-morreu-onde-consertar_topic35505.html

    ResponderExcluir
  5. Fabio,

    Desde abril de 2011 treino com o RunKeeper. Estou muito satisfeito. Cheguei a usar braçadeira mas o melhor mesmo é colocar no bolso. Não tenho Garmin nem quero ter. Tenho um Suunto t3d para medir a frequencia cardíaca e contar intervalos. Medir distância é bem pouco necessário nos meus treinos.

    Com o RunKeeper dá pra programar treinos por tempo. Por exemplo: 15 minutos leve, 15 minutos forte, 30 minutos moderado. Dá pra tirar foto e ele manda pro site. Dá pra fazer várias coisas.



    Gostaria sim de ter um Polar com GPS. Mas o preço ainda está muito alto pra mim.

    []s
    Adolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tudo é uma questão de paradigma, Adolfo. Quem não é usuário regular de Garmin, Polar ou similares tende a achar os aplicativos melhores do que quem já conta com as facilidades deles, os relógios.

      No Fenix, modelo de Garmin que uso atualmente, não há o recurso, mas no 405 e no 610, que tive antes, também era possível programar treinos intervalados ou fartleks. A gente acaba não usando. Mas que tem, tem...

      Abraços!

      Excluir
  6. Fábio, eu uso o celular com Runtastic por alguns motivos: 1. Não tenho grana pra comprar um Garmin! 2. Como o cel. tem internet, dá pra fazer upload facilmente dos dados da corrida e fica um registro legal no site. 3. Dá para rodar outros aplicativos em paralelo no celular, como player de música, ou um metrônomo, que é o mais importante quando se pratica o Chi-Running.

    Considerando que seu celular tem um bom GPS, as medidas são razoáveis, e você pode programar para o feedback de voz te dar ainda mais informações que o relógio pode dar. O chato mais que eu acho do cel é depender dessa voz, ou seja, ter dificuldade para checar informações simplesmente virando o pulso.

    Por fim, uma curiosidade - o Runtastic (acho que todos os apps têm isso) pode ativar o rastreio, que por internet, permite aos outros em casa acompanhem em tempo real sua corrida! (e buzinar no teu ouvido para "motivar"... mas eu acho que dá para desativar isso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela mensagem, Teus. As funcionalidades dos aplicativos que você mencionou são realmente interessantes, mas me espantou a falta de precisão durante esse treino. Os avisos informando sobre paces instantâneos muito diferentes sem qualquer variação de ritmo chamaram a atenção. Isso também acontece com o Garmin e outros relógios-GPS, mas em menor escala.

      Abraços.

      Excluir
  7. Olá Fábio... Tudo bem? Sempre dou umas bisbilhotadas aqui pra ver como anda seus treinos. E dessa vez fui obrigado a comentar pra ajudar você ou tentar.

    Há um ano comecei correr e já testei vários desses aplicativos: Nike Running+, AdidasMyCoach, Runtastic e outros 2 ou 3, mas vou ser bem sincero, o único que nunca me enganou, nunca me roubou quilometragem pra mais ou pra menos é o SportsTracker.....ele sempre me auxiliou muito, das vezes que troquei ele por esses 3 que citei me arrependi muito, principalmente esse da Nike que deveria ser um dos melhores (devido ao mkt da marca) e pra mim é um dos piores do seguimento, quase ninguém consegue usa-lo sem reclamar, a cada nova atualização é uma frustração maior...então prefiro ficar com esse SportsTracker. Sem contar que depois consigo ver os treinos direitinhos na conta do site deles....ele também pode ser usado pra outros esportes também, de repente um dia você resolve ir pedalar, patinar, esquiar ou qualquer coisa do tipo pode usa-lo tranquilamente.

    Gostaria muito de ter um Garmim, mas as vezes fico em dúvidas se realmente preciso investir tão alta pra tirar um simples lazer, rs

    Abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo certo, Vagner? Obrigado pelo comentário. Vou experimentar também esse aplicativo que você sugeriu. A postagem rendeu um papo interessante, aqui e no Facebook.

      Preciso realmente não é. Mas o Garmin dá um belo de um plus a mais no nosso simples lazer. É absolutamente viciante.

      Abraços!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.