terça-feira, 2 de julho de 2013

Treino PL36 - Como se fosse a primeira vez

Existem inúmeras primeiras vezes na vida. E nem tem necessariamente a ver com idade. Continuamos, a cada nova fase da existência, experimentando coisas e situações novas. A não ser que estejamos totalmente fechados a elas. Ou, às vezes, até se estivermos.

Sempre é
Com a corrida, não deixa de ser meio parecido. Sempre tem um novo percurso, uma prova nova, mais um companheiro que se junta à velha turma de treinos... Mas há também, sobretudo para alguém que corre no lugar em que passou a vida toda, ou quase isso, o resgate de outros primeiros momentos do passado. Decidi fazer deste penúltimo treino antes de mais uma maratona, último nos arredores de casa, uma sessão nostalgia do gênero.

Pois é, Mumu...
O que não falta, neste Jardim Satélite que me viu crescer, aprontar à beça como criança e depois adolescente (tenham paciência, aos 4.2, quase saindo dessa fase!), são reminiscências. Difícil olhar para algum canto do bairro que não me lembre alguma história. Comecei trotando pela panorâmica rua do deck, ainda pensando sobre quais caminhos tomar. Mas logo virei à direita na primeira rua do bairro, que do outro lado da Cidade Jardim se transforma em Avenida Iguape, limite com o vizinho Bosque dos Eucaliptos. Não havia melhor lugar para dar uma passadinha senão naquele onde dei a minha primeira corridinha depois de mais de uma década de sedentarismo... Aquela já famosa reta de duzentos e poucos metros da Área Verde.

Quem diria que esse papo reto fosse parar até na TV
Do parque, que cruzei num tiro só, sem dar voltas, retornei ao Satélite pela Rua Itabuna. Passei pela esquina dela com a primeira rua onde morei no bairro, a Itambé. E avistei por ali a (hoje) casa onde funcionava, em meados dos anos setenta, a primeira (pré-)escola em que estudei, que atendia então pelo singelo e meigo nome de Paraíso Encantado. Segui então pelas ruas Ipiau e Itapoã até a escola municipal onde estive da primeira até a oitava série. Há um tempinho atrás...

No Gúgol não tem o logo antigo... Quem sabe no museu?
Enquanto atravessava a Avenida Cassiopéia e ganhava as ruas da primeira parte a ser colonizada no bairro (não à toa, chamada de Satélite Velho), fiquei pensando em outras primeirices... Passei até, sem querer, vejam só, perto do cantinho escuro do primeiro amasso com a primeira namorada. Mas aí, abafa, abafa, senão a patroa manda bombardear o lugar.

Precisa de legenda?
Cheguei ao Poliesportivo João do Pulo e não resisti a uma entradinha, só mesmo para um giro em torno da pista onde conquistei minha primeira, e durante muitos anos, única medalha em competição de atletismo. Hoje quase escondida, no meio das duzentas e tantas de participação em corridas de quase todas as distâncias possíveis. Saí rapidinho, o treino era curto. E retornei pela Canopus, que todo mundo daqui conhece como rua da feira. Só que aí não era primeira. Era segunda-feira.

A feira é livre
De volta à avenida, passei pela igreja onde fiz a primeira comunhão, atravessei de primeira as duas faixas da movimentada Andrômeda. E, como não tinha mais nada para inventar, entrei na primeira rua depois da esquina, a Enseada, pela primeira e última vez na noite correndo forte, só para finalizar logo os cinco quilômetros da brincadeira. Mais uma daquelas bobagens divertidas. Que transformam os treinos mais banais em algo para se recordar e sorrir.

Mapa meio esquisitão
Fecho a conta da preparação para o Rio de Janeiro num treininho de bota-fora com os amigos na região leste, quarta-feira, no Jardim das Flores onde reside nosso velho amigo Zebra. Coisa leve, porque essa semana é de canelas para o alto, só um agitozinho à toa, para não ficar totalmente parado. Que venha a Niemeyer! E todo o resto também...

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/336208041

Resumo do treino:








6 comentários:

  1. Namiultra,
    o momento é de desaceleração,apesar de ser julho o Rio é sempre Rio,quando não tem Sol tem mormaço,a Niemeyer que nos aguarde!
    Abraço e nos vemos por lá.
    P.S.: Vou sair daqui no sábado bem cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desaceleração total, só no trotinho mesmo... No treino de quarta, vou ser o último a chegar. Se bem que, do jeito que os caras são sangue no zóio, seria o último de qualquer jeito, hehehe...

      Vamos sair bem cedo também. Acho que a gente se encontra lá na retirada dos kits. Abraço e até!

      Excluir
  2. Aquela paisagem, aquele retão na primeira parte.
    Bela prova a do Rio.

    Vai ser uma delícia Fabio... por pouco não me inscrevi pra meia, só pra viajar e ver os amigos. Mas as pernas ainda não deixam.

    Excelente prova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, sumiu a primeira resposta???

      Prova fantástica mesmo... Já vou pra quinta participação (só não fui em 2009) e continuo empolgado como o iniciante de anos atrás.

      Pena que você não vai. Mas é mesmo a decisão mais sensata. Bom final de "rescaldo" e sucesso nos novos objetivos.

      Abraço e obrigado pela mensagem e pelo apoio.

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.