quarta-feira, 3 de julho de 2013

Corridas melhores para corredores melhores

Vamos exigir corridas melhores? VAMOS.

Mas vamos também mudar o nosso comportamento enquanto participantes delas.

Vamos fazer inscrição somente naquelas (gratuitas) em que pretendemos MESMO comparecer. Se não tivermos certeza, não vamos fazer "só para garantir" (veja esta postagem do Emerson IserBem no Facebook sobre "devoluções").

Vamos batalhar para que as provas tenham tapete de cronometragem na largada para marcar o tempo líquido. Mas vamos também largar no lugar correto, independente de separação oficial em baias de ritmo. Se eu não estou na briga pelos primeiros lugares, por que cargas d'água preciso sair lá na frente? Às vezes, para caminhar logo nos primeiros quilômetros, aliás...

Vamos evitar os "bloquinhos". Correr com os amigos é legal. Mas precisa ser TÃO juntinho assim? Não dá para fazer isso nos treinos? Não dá para abrir um espacinho?

Mas vamos também ter um mínimo de educação. Não vamos abrir caminho com os cotovelos e nem gritando "sai!" ou "abre!". Não vamos nos achar os donos da rua.

Vamos pegar nosso copo no posto de hidratação e deixar a área livre para quem vem em seguida. Não vamos debruçar nele como se fosse uma área de repouso ou um balcão de boteco.

Vamos jogar lixo no lixo. Se não tiver, vamos reclamar para que tenha na próxima vez.

Vamos pegar aquilo que formos consumir. Se o posto de isotônico ou de gel for "open bar", não vamos agir como saqueadores de caminhão tombado.

Vamos tratar com educação aqueles que estão trabalhando para o nosso lazer (ou a nossa competição). Ok, o ritmo é muito forte para um "obrigado", né? Então acene ou balance a cabeça. Não custa nada.

Vamos batalhar pelo êxito das nossas equipes, assessorias ou coisa parecida. Mas sem jamais prejudicar as outras, sem ultrapassar os limites da ética. Não vamos nunca sabotar as conquistas alheias, principalmente aquelas das quais já desfrutamos um dia.

Vamos ser honestos e íntegros. Se for inevitável correr com a inscrição de outra pessoa, vamos tentar alterar os dados pessoais na tenda de cronometragem (sim, isso é simples e possível em muitos casos; deveria ser em todos, vamos brigar para que seja). Ou, caso não possa ser feito, vamos correr apenas com o número de peito, sem o chip, para não prejudicar a classificação e premiação, principalmente em caso de "troca de sexo" ou "troca de idade".

Vamos dar a nossa opinião, fazer nossa voz ser ouvida. Maus organizadores se escondem. Mas são minoria. A maior parte que conheço prefere ouvir (ou ler) críticas construtivas no lugar de elogios vazios. Vamos usar os canais de comunicação que existem, e estão aí para isso mesmo; ou vamos criar os os nossos próprios. Ficar só de mimimi não resolve muita coisa...

Pequenas mudanças de atitude, no esporte e na vida, podem fazer TODA A DIFERENÇA.

6 comentários:

  1. Ótimo post Fábio, assino em baixo de tudo que disse. Nos dias atuais onde o povo vai às ruas para exigir melhor atuação dos governantes, nada melhor que começar mudando as próprias atitudes e sendo mais eficiente ao afirmar seus direitos (de corredor e de consumidor).

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um excelente momento e uma fantástica oportunidade para reflexões, amigo Danilo, sobre nossa postura. Começamos as boas mudanças, quase todas, a partir dela.

      Abraço!

      Excluir
  2. Ótimo post Fábio(2).
    Boa sorte(2).

    ResponderExcluir
  3. Uma das melhores postagens sobre corridas de rua que já li.
    Melhor que muito "formador de opinião" por aí, que parece querer propagar um Apartheid nas corridas.

    Será divulgada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cada um fizer sua parte, TUDO fica melhor, parceiro. Se a postagem ajudou a acender essa luzinha, tá doido de bom...

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.