quinta-feira, 20 de junho de 2013

Treino PL29 - Isso é lá com Santo Antônio

Ê, junho! Festas juninas, suas tradições e, claro, suas delícias. Que dificuldade para manter essa boquinha nervosa fechada...

E olha que ainda faltou aí o bolinho caipira..
Até evito participar de muitas, para não ficar de bolso vazio e pochete cheia. Mas faço questão de estar presente, todos os anos, na que acontece na escola que hoje é do meu filho, mas que um dia já foi também a minha. Fui aluno da Mercedes Klein (desde antes dela se chamar assim!) do final dos anos setenta a meados dos oitenta. Fico feliz em poder revisitar um lugar onde tanto aprendi e tantos amigos fiz.

Caipiras
Neste ano, surgiu a ideia de fazer também um arraiá da turminha das corridas... E a ala festeira dos malucos do asfalto comprou na mesma hora! A sempre batalhadora Cris Hallsr conseguiu o lugar (primeiro a chácara onde fizéramos a confraternização de final de ano em 2012, depois outro ainda maior, um clube em Caçapava), a data ficou definida como o último sábado junino. Faltava acertar alguns detalhes importantes. Coisas não acontecem sozinhas; pessoas as fazem. Foi convocada a reunião extraordinária, no velho quiosque do Parque Vicentina Aranha. E, apesar do friozinho, a galera compareceu em massa. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma equipe de gente tão atuante e comprometida.


Gente que faz
Acertamos os ponteiros e ficou tudo esquematizado para a festança do dia 29. Mas também era noite de quarta-feira e, claro, não poderia faltar um treininho. Antes dos negócios, a diversão (ou antes da diversão, a "obrigação"?). O parque, além dos quiosques, das construções históricas, de muito verde e das frequentes atividades culturais, tem também o terrão. A pista de 1050 metros veria, mais uma vez, a malucada em ação. Eu, particularmente, não voltava lá desde abril, quando rodei, ainda treinando para a ultramaratona, nada menos que TRINTA voltas. Não é à toa que demorei... Estava traumatizado!

Ô, terrão bão!
Quem chegou lá mais cedo, junto comigo, foi aquela dupla sertaneja (não universitária, pós-graduada), Tonico & Toninho. Encontramos por lá a Cida (bem-vinda!) e começamos os giros anti-horários. Quando o Edson pintou, felizmente recuperado do susto de domingo, dizendo que costumava correr no sentido inverso por ali, acatamos a sugestão do companheiro e passamos a rodar na direção dos ponteiros do relógio a partir da sexta volta. Foi aparecendo o resto da turma, alguns sabendo, outros achando que o treino começaria às 19h30 e sairia de lá para qualquer outro lugar... Hoje não. A gente tem que variar, de vez em quando.

Pode ser de lá. Mas também pode ser lá
Com paradas, por variados motivos, dos demais colegas de treino, acabamos ficando só eu e o veterano, primeiro grande amigo com que a corrida me presenteou, na pista para os dez giros previstos (e realizados). Há oito anos corro por todo lado, em provas e treinos, com esse camarada, o grande Toninho Corredor. E aprendo muito com ele. Que sejam muitos outros os anos e quilômetros, meu querido amigo e professor.

Um companheiro de muitas largadas. E chegadas
Enfim, mais um treininho simples, despretensioso. Mas também mais uma celebração da amizade e do companheirismo. Em um mundo cada vez mais individualista e egocêntrico, penso que, de alguma maneira, damos um bom exemplo. Quando essa turma se junta, reúne forças e arregaça as mangas, ninguém segura. Seja no esporte ou fora dele.

Um VIVA para a malucada do asfalto
Sexta tem mais. Ou a qualquer momento, em edição extraordinária.

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/330419529

Resumo do treino:


4 comentários:

  1. É realmente MUITO BOM quando estamos juntos!

    ResponderExcluir
  2. Essa turma de corrida é bem animada, hein! Até arraiá Vcs fazem, rsss. Só não entra na onda de ir com roupa de corrida "para reivindicar o direito dos corredores", porq aqui já tem maluco querendo aparecer com a onda de manifestos, rss.

    Cumprir a "obrigação" antes da canjica foi bom p não ganhar muita "massa". Agora, acho que muitas voltas no mesmo lugar é mais desgastante, mas se estiver bem acompanhado, o tempo pode passar mais rápido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma parte da turma que não para quieta nunca, Daniel... Como diria Brecht, esses são imprescindíveis.

      Pra quem correu trinta sozinho outro dia desses, dez com os parças, foi mais do que sossegado.

      Abraço!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.