sexta-feira, 7 de junho de 2013

Correr em São José dos Campos


Correr em São José dos Campos é ter a orla do Banhado ao seu lado esquerdo na ida e direito na volta... Ou vice-versa. Pensar no quanto ele parece o mar, principalmente sob a bruma da manhã fria. Imaginar o quanto deve ser bonito correr por ele. Ou, melhor, já tê-lo feito algumas vezes.

Correr em São José dos Campos é ter coragem de enfrentar avenidas movimentadas, cheias de trânsito e gente maluca de não deixar inveja de nenhuma grande metrópole. Mas saber também que basta um aceno para que o lobo mau ao volante se transforme em motorista “sangue bom”. Aqui é cidade grande, mas também é interiorrrrrr...


Correr em São José dos Campos é dar aquela esticadinha até as cidades vizinhas pela Dutra, pela Tamoios ou pela Carvalho Pinto. E ouvir em casa (ou dos amigos nas redes sociais) depois, “você é louco”.

Correr em São José dos Campos é sair do asfalto e encarar a poeira (ou lama, depende) e os tobogãs sem fim das estradinhas rurais da zona norte. Comemorar todo dia de treino como o “Dia Mundial da Terra”.

Correr em São José dos Campos é ir da zona norte à zona sul ou da zona leste à oeste numa pernada só. Ou passar por todos os pontos cardeais num único longão.

Correr em São José dos Campos é reunir amigos de diferentes tribos e cores de camisetas, ritmos dos mais variados. É encontrar pelo caminho gente que não estava sabendo do treino e chamar para ir junto. É dar “bom dia” ou “boa noite” para o corredor que vem no sentido contrário. É fazer parte de uma família grande, barulhenta e veloz.

Correr em São José dos Campos é participar de um circuito onde as provas fazem parte de um ranking, que premia ao final do ano os seus destaques. É ter um custo x benefício ainda não tão proibitivo quanto o de outras paragens. É fechar o ano em uma corrida que tem até champanhe para brindar a virada (e o esporte). É ter organizadores que a gente conhece pessoalmente e que ouvem as nossas críticas e sugestões. É se sentir parte do processo e ficar feliz com isso.

Correr em São José dos Campos é tudo de bom. Venha correr com a gente aqui também.

4 comentários:

  1. Poxa deu vontade de correr por aí =)

    Muito legal Fábio, esse texto podia ter participado da promoção feita pelo Danilo Balu, ficou sabendo?

    Bons treinos para você e seus amigos nessa cidade, que pelo visto é amiga dos corredores.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia, participou... E não levou, Danilo! Competir com o Rio é covardia...

      Abraço, bom final de semana e bons treinos (e/ou corridas).

      Excluir
  2. Quem sabe ainda participo de uma corrida Sem Juízo por aí?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito bem-vindo. E faria um tira-teima com o Edson.

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.