quarta-feira, 27 de março de 2013

Treino 50 - Fazendo 42, e pior que não são km

Caramba! Será que não tem como converter para milhas? Esses gringos é que são espertos. 26.2 soa bem mais fácil de enfrentar...

Years too, please...
Ah, não... Você não achou que eu iria comemorar meu aniversário de 42 anos correndo 42 km, né? Além de inviável em pleno dia de semana (em que eu trabalhei feito doido, aliás) e fora da planilha de treinamento para a ultramaratona, seria clichê demais. Gosto de desafios, mas não de obviedades.

Esse NÃO É meu super-herói favorito
Mas é óbvio também que a data também não passaria em branco em termos esportivos. Se não pudessem ser 42 km, que fossem (mais ou menos) 42 minutos, então. A Janete tramou, o Diretor Edward lançou a ideia e o evento, a Marlene reforçou o convite na página da equipe no Facebook, eu, como de costume, bolei o percurso... E, na hora combinada, sete da noite, os amigos estavam aqui, em frente ao meu prédio, para um treininho pré-celebração (e comilança, claro!).

Valentes companheiros
Aguardamos uns vinte minutinhos, apesar da garoa fina que certamente espantou alguns, para ver se aparecia mais alguém. E fomos, todos juntos, dar um abraço simbólico no meu bairro. Não nasci no Jardim Satélite, mas vim para cá aos dois anos de idade, no tempo em que ele ainda era em preto-e-branco... E aqui passei quase toda a minha vida, afora alguns anos em que morei no bairro vizinho, dois quilômetros à frente apenas. Aqui está quase toda a minha história. Abraçá-lo é quase como abraçar a mim mesmo.

Esse é o meu lugar
Reconheço que botei a galera numa fria... O Satélite certamente não é o melhor point de corrida da cidade. Suas principais avenidas, mesmo largas, são movimentadas demais. Seus motoristas não são propriamente lordes ingleses. E, principalmente, sua topografia não é das mais propícias para a prática do esporte, a não ser que você seja uma lhama. Trechos planos, até há. Mas tente montar um trajeto flat por aqui. Ele provavelmente vai ser bem curtinho. Ou em vaivém. Ou ziguezague.

Flagrante de um corredor do Satélite dando uma pausinha no treino
Começamos pela rua do mirante. Fosse de dia, o visual seria mais bonito. Ricardo Mourão e Fábio Siqueira dispararam à frente, fazendo papel de coelhos para a tropa. Na companhia do montanhês Wilson, hoje à meia velocidade, fiquei bem mais para trás. Se fosse para seguirmos fielmente o contorno do bairro, uma chegadinha até as suas partes baixas seria necessária. Mas aí, certamente eu seria suspenso do cargo de montador de caminhos por um bom tempo...

Espia só do que eu estou falando... O prédio verde NÃO fica no topo
Viramos então para o outro lado, o da Avenida Iguape, divisa do Satélite com o Bosque dos Eucaliptos. E tome um retão de um quilômetro e pouco, com mais trezentos metros de descida pela Rua Estrela D'Alva. Trinta metros de desnível negativo. Seria, claro, a melhor média de velocidade do dia. Descida faz a gente se sentir corredor.

Disso eu gosto
E tem chovido, hein? Nessa noite, até que ela nem atrapalhou tanto. Mas a de sábado foi forte. A ponto de fazer parte da Rua Lira, vítima costumeira disso, desabar córrego Senhorinha abaixo. Anos passam, prefeitos entram, prefeitos saem. E o problema não se resolve. O bairro ficou sem água o dia inteiro. E o trânsito foi interditado na Avenida Guadalupe, via principal de acesso aos outros bairros da região sul, desde então. Para o treino, até que foi bom, um cruzamento a menos. Para a fluidez do tráfego, um verdadeiro desastre.

Tá feia a coisa...
Passamos batido pelas obras (ou escombros) e seguimos pela rua que margeia grande parte do bairro. Para alegria do meu ilustre parceiro de treino, nada menos que o terceiro colocado geral no Campeonato Paulista de Corridas de Montanha em 2012, enfim encarando algumas subidinhas. A primeira, ao lado da praça e a segunda, logo depois, na escolinha infantil, não deram nem para esquentar. Mas da terceira, tenho certeza de que ele gostou. Tanto que voltou para "resgatar" a turma que vinha depois, só para ter o gostinho de escalar duas vezes.

Pra cabrito montês nenhum botar defeito
Cruzamos as duas principais avenidas do bairro, Andrômeda e Cidade Jardim. E descemos até a Mario Covas, ligação da região central com as rodovias dos Tamoios e Carvalho Pinto. Cenário inclusive das etapas do Circuito Superação, no ano passado (e nesse, será?). Bom lugar para correr. Principalmente quando fechada para os carros, como nas corridas. Com eles, perigosa em alguns pontos. Mas já foi pior, antes do viaduto e da iluminação.

Quando o viaduto era um desenho e os postes, nem isso, era complicado...
Agora na companhia do brother Aldo e do compadre Luis Carlos, terminaria o treino apresentando aos amigos o meu paredão. Lugar onde terminam muitos dos meus treinos longos solo, algumas vezes escalacorrendo até o fim, outras, mais cansado, só na base da caminhada mesmo. Com requintes de crueldade, em dois tempos, parte na Rua Antônio Aleixo, parte na Avenida Papa João Paulo I. Já perdi um motor 1.0 nessa rampa.

Começa aqui... E parece que nunca termina
Completada a missão em 44 minutos (a pirambeira impediu o número mágico) e reunido novamente todo o grupo, hora de festejar. Festa mesmo não foi, a verba anda curta e não permite extravagâncias. Mas cada um, solidariamente, trouxe um pouquinho e ficou com cara de uma. Tanta coisa gostosa, que eu vou ter que correr o ano inteiro para queimar. Uma cervejinha gelada, porque eu sou atleta (amador), mas não sou xiita. E tanta gente bacana, inclusive os que fugiram do treino (coisa feia!), que deu gosto de ver e estar ao lado. Se quem tem um amigo, tem um tesouro, eu só posso dar graças por tanta riqueza. E passar o resto da minha vida tentando ser e fazer o melhor possível, para ser digno disso.







Muito obrigado a todos (aos que estiveram comigo nesse dia ou não), por TUDO.

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/289351820

Resumo do treino:

10 comentários:

  1. Parabens pela otima performance e pelas materias de corrida que vc publica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, William. É um prazer compartilhar um pouco dessa história com os companheiros de esporte. Grande abraço!

      Excluir
  2. Fábio, eu cheguei em São José um pouco antes das 21:30hs, e de verdade por mais que eu quisesse (e queria mesmo lhe dar um abraço!), meu cansaço venceu!!! Treinar e estar perto de vocês (ainda que eu seja sempre a última !), me revigora e fortalece, e em dias de festa então, a Luz com certeza é ainda mais forte.
    Já lhe parabenizei, mas faço questão de parabeniza-lo novamente, pois, cada dia são mais raras as pessoas que são de Verdade, que tem jeito de Gente, que peca, erra, corrige tudo e novamente erra mais uma vez, não usa o nome dEle em vão, e faz da vida uma constante tentativa de erros e acertos, se construindo como ser pensante, com refinamento de alma e pensamento.
    É um prazer conhecê-lo a cada novo treino, a cada corrida a cada celebração.
    Na verdade o que fazemos é uma constante celebração à vida, e você Fábio nessa minha ainda curta experiência como corredora, foi e continua sendo sem dúvida nenhuma meu Mentor, ainda que você não tenha a intenção. E foi assim desde o primeiro dia que li suas palavras, e posteriormente seu livro. O Poder da Palavra realmente é uma realidade, e foram as sua palavras que me aproximaram de você e consequemente da Equipe 100 Juízo, que hoje faz parte da minha vida. Parabéns a você Fábio Namiuti, por TUDO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena a sua ausência no treino-celebração, que foi mesmo muito legal. Agradeço demais pelas suas palavras, querida amiga Vanda. Melhor incentivo não há. Acredito demais nesse poder. Palavras transformam e, geralmente, para melhor. Muito obrigado por tudo também!

      Excluir
  3. Fábio,

    Sem dúvidas, você pode se considerar um cara rico em amigos. É uma alegria mesmo. Parabéns pelo seu aniversário. Correr no dia do aniversário é uma comemoração muito bacana. O comes e bebes só vem agregar ainda mais a confraternização com os amigos. Bela iniciativa!

    abraços e bons km's!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em quantidade e qualidade, Helena. Ao contrário de muitos outros "habitats", o da corrida tem por costume gerar amizades sinceras, baseadas em valores sólidos e que, tenho a nítida impressão, são para levar por toda a vida. Prezo demais esses amigos corredores ou corredores amigos. E temos feito coisas fantásticas juntos por meio do esporte.

      Abraços e obrigado pela visita e mensagem.

      Excluir
  4. Parabéns Fabio! Muitas felicidades para você meu amigo!
    Muito bacana conferir as fotos da sua confraternização.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Gilson! Simples, pequena, em dia de semana. Mas reunindo alguns dos meus grandes amigos e companheiros de batalhas. Representando outros tantos que, certamente, também gostariam de estar ali. Foi muito legal.

      Abraço!

      Excluir
  5. Parabéns Namiuti! Que Deus continue te abençoando e que você continue sendo essa pessoa admirável. Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Roberto! Que Ele continue abençoando e protegendo a todos nós, sempre. Muito obrigado pelas palavras. Abração!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.