sexta-feira, 8 de março de 2013

Treino 37 - Citius, Altius, Fortius

Mais forte, certamente. Mais alto, em nenhum dos sentidos possíveis (vida de baixinho é triste!). Mais rápido, talvez nem tanto, mas cada vez mais resistente, que é o que realmente importa para a modalidade de corrida que, mais que escolhida por mim, talvez tenha me escolhido: a das longas distâncias. E eu também acrescentaria ao célebre mote olímpico latino um "cascutius". Mais cascudo. Ainda.

Que nem esses aí...
Não há um caminho único para isso, como para quase nada nessa vida. O meu (que não sei se é o certo, mas é o meu) é o da musculação, como já mencionei em postagem anterior neste blog. Como o de alguns é o treinamento funcional, o yoga, o pilates, o pedal, a natação, os tiros em rampa, o balé clássico (já pensou?). Cada um com seus defensores ferrenhos e inimigos figadais, prós e contras, benefícios e controvérsias.

Como também já disse antes, nessa complexa (e empírica) preparação para meu próximo grande objetivo, o das 24 horas na pista, tenho procurado variar bastante meus métodos de cross training. Ao invés de ficar sempre na mesma série, só de força ou só de resistência, trabalhar alternadamente essas valências físicas. Confundindo sempre os colegas de academia, ora puxando quase tanto peso quanto os marombas, ora usando cotonetes no lugar dos halteres e moedas de iene ao invés de anilhas, mas repetindo até quase perder a conta.

De tudo um pouco
Seguindo o rodízio, esta quinta-feira foi dia novamente de circuito. Um dos treinos de que mais gosto na academia. Talvez porque me permita, fazendo uma única repetição de cada aparelho (depois refaço todos os exercícios novamente), colocar uma carga maior do que estou habituado. Dá gosto ver a evolução, zerar máquinas ou chegar perto disso. Mas certamente porque também inclui, no início, ao final e entre as duas metades iguais da série, um trabalho aeróbico. E acaba dando a chance de somar mais alguns kmzinhos à planilha semanal.

Não que eu morra de amores, mas fico mais feliz nela que em qualquer outro aparelho da academia
Com uma parte dos aparelhos em manutenção (xô, zica!) e apenas uma esteira atualmente disponível para correr, quase mudei de planos e fiz os trinta minutos previstos de forma contínua. Teria sido melhor, aliás. Nos primeiros e nos segundos 10', até consegui usá-la, correndo 1,2 milhas (faz anos que o painel está na unidade gringa e ninguém sabe mudar!) de cada vez. Mas na última sessão, ao final do treino, havia uma moça usando o brinquedo para fazer caminhada. Faltou paciência para esperar. Fui para o elíptico. A galera olha meio enviesado para mim (ou qualquer outro galalau que se aventure nele), mas eu acho interessante o danado... Queria até ter um em casa! Faz a gente suar à beça, trabalha bastante a musculatura. E impacto zero nas articulações.

Bem que eu poderia transportar mais
Acabou sendo um treino bem curtinho: uma hora e meia no total, vinte minutos ou 3,8 km correndo. Mas produtivo. Dando sequência a uma semana que deve culminar, no domingo, com o meu recorde de quilometragem do ano, individual em um treino e na soma das sessões semanais. Será que agora embala de vez?

6 comentários:

  1. Que belo desafio tem pela frente hein Fábio.
    É bom memso termos "cartas na manga" para aprimorar o treino quando necessário.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tento pensar nele como vários pequenos desafios, que vou vencendo diariamente, Luiz.

      "Variar o cardápio", ao menos para mim, é fundamental. É assim que venho conseguindo manter o rumo e o equilíbrio.

      Abraços!

      Excluir
  2. 1h30 é curtinho :) Quase nunca faço isso, exceto nos longões de maratona. Mas seu desafio é realmente bem maior. 24 horas! Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1h30 na academia, eu quis dizer, Adolfo. Como vou apenas duas vezes por semana, geralmente costumo ficar mais tempo, principalmente na série de resistência, que é bastante longa. Também não costumo fazer muitos treinos, fora os longões, acima desse tempo. Obrigado pela visita e pelo apoio. Abraço e bons treinos pra você também!

      Excluir
  3. Incrível como me vejo nos seus relatos... kkkk...
    Hoje não faço mais transport, mas na minha "pré história" como você gosta de falar, foi 50% elíptico 50% corrida.

    Vou falar de musculação para corredores daqui há algumas semanas no blog. Entrevistei minha treinadora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que eu "corro" no elíptico, Gilsão, me lembro da Maratona das Praias, hehehe... Lembra a areia! Só falta o riachinho pra atravessar...

      Opa! Post imperdível detected. Mais um.

      Abraço!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.