quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Treinos 30 e 31 - Triplo X

Já havia feito muita coisa exótica nessa minha "carreira" de corredor amador. Até participar de duas corridas numa mesma manhã, no aniversário da cidade de São Paulo em 2012. Uma convencional, no Parque Ibirapuera, comemorando a própria efeméride. Outra vertical, duas horas mais tarde, nas escadarias do Novo Edifício Abril. A doideira, à época, saiu até no site GloboEsporte.com. Mas treinar duas vezes (ou três, se considerada também a série de musculação) no mesmo dia? Isso nunquinha da silva... Considerando o dia (quase) normal de trabalho, uma jornada quádrupla. Tudo ao mesmo tempo agora.

O multi-cara
Vale salientar, apesar do certo tom de excentricidade, nada muito exagerado e muito menos estúpido. Só topei a empreitada porque descansei dos treinos na segunda-feira, após o final de semana que teve os 18 km georgianos no sábado e a badalada Corrida de Verão no domingo. Simplesmente transferi o regenerativo da segunda à noite para a manhã do dia seguinte. Corri o que correria normalmente, só acrescentando algumas horas a mais de intervalo. Só estou na ativa há quase dez anos praticamente sem me machucar porque conheço o chão onde piso.

Eu conheço cada palmo desse chão. E a mim mesmo também.
Manhã
Por falar em chão, quem me convidou para a primeira parte da tríplice coroa dessa terça, já avisou para que eu viesse de tênis velho, porque lama abundava. Vander Maciel, o Mineiro, é um daqueles caras merecedores do velho slogan GENTE QUE FAZ. Não é apenas um grande corredor, que descobriu um talento e trabalhou muito duro para lapidá-lo. É também um sujeito do bem, com consciência social, excelentes relacionamentos no meio esportivo e muita força de vontade. Juntando um pouco de tudo isso, faz as coisas acontecerem. Em seu primeiro treinão beneficente (com arrecadação de alimentos para doação, como também fizemos na corrida de domingo) em abril de 2012, estrondoso sucesso de público, infelizmente não pude estar presente (mas não deixei de colaborar, cedendo um exemplar do meu livro para sorteio entre os participantes). Com o próximo, marcado para abril desse ano, estou fazendo questão de participar desde o rascunho.

Correr também é fazer o bem
Quase perdi a hora. Mas cheguei às oito, conforme combinado, na portaria do parque aquático. Local que já sediou duas provas dos meus primórdios como corredor, mas que há muito tempo não é usado para eventos pedestres. E que venho frequentando ultimamente só mesmo como irmão sortudo e privilegiado de sócia (valeu, Priscila!). O anfitrião já estava lá. Aguardamos alguns instantes pela chegada de Junior, o documentarista. Que também marcara presença no evento de domingo, registrando belas imagens da festa que fizemos no Clube da Sabesp, ali bem pertinho.

Não levo nada nesse merchan, mas o lugar é bonito
O complexo aquático ocupa apenas uma pequena parte da grande área do parque. Há muito mais por lá, belíssimos cenários. Ambas as corridas que já fizera, em sábados, uma à tarde, outra à noite, haviam explorado bem esse potencial. O treino do amigo Mineiro não será diferente. Um belo de um desafio cross-country, para aficionado nenhum botar defeito. Diversão garantida (para quem não tem nojinho de lama). A primeira parte da brincadeira foi testar alguns dos obstáculos naturais do trajeto. As imagens falam por si.




Terminada a farra nas poças e "dunas", fui cumprir a missão para a qual fora designado. Acionei o GPS para fazer um mapeamento do trajeto. Que será pequeno para os nossos padrões de famintos por quilômetros, terá qualquer coisa em torno de 3500 metros. Mas com muitas atrações-surpresa, que vão torná-los bem mais longos do que qualquer um possa esperar. Nada assustador ou arriscado. Tudo muito divertido.

O "play"
Somando tudo, quase seis quilômetros rodados, devidamente contabilizados para a planilha. Tênis embarrocados, meias inutilizadas. Mas a alegria e o privilégio de ter sido um dos primeiros a conhecer e testar o trajeto que vai garantir muitas emoções no feriado de Tiradentes. Obrigado, amigo Mineiro, pelo convite e oportunidade. E parabéns pela iniciativa!

Tarde/Noite
Depois da diversão, um pouco de obrigação, que não faz mal a ninguém. Muito pelo contrário. Ser disciplinado é uma das minhas (poucas) virtudes. E já me garantiu muitas (modestas) conquistas nessa quase década como corredor.

Disciplina é liberdade
Mesmo cansado após o treino da manhã, punk e debaixo de um solzão de fritar miolos; e da longa tarde de trabalho, não arreguei. Fui para a academia no final da tarde, liguei a velha esteira e suei baldes na hora inteira em que nela fiquei e corri. Foram 10,06 km em exatos sessenta minutos, um ritmo tranquilo (embora progressivo a cada quinze minutos) que fez o coração ficar sempre na casa dos 120 a 135 batimentos por minuto. Só faltou levar o MP4 para a hora passar mais depressa. Ouvindo as pérolas de Chico Lang, cada minuto parece durar seis meses...

Praticamente um deep running
Encerrada a segunda correria do dia, simbora trocar de roupa para um chorinho a mais, um compacto com os melhores momentos do treino de musculação. Ao invés de seguir toda a série prevista para o dia, interminavelmente longa, que me deixaria ali até o apagar das luzes (literalmente), optei por fazer uma única repetição de cada exercício, com uma carga intermediária entre a de resistência e de força. Ficaria mais quarenta minutinhos por lá, desenfraquecendo um pouco. Forte eu não fico. Nem quero. Mas já me ajuda bastante.

Nem um, nem outro
Agora é seguir mantendo a pegada da semana, com treinos complementares na quarta (o adiado, mas agora confirmado percurso interdecks, entre os mirantes da Avenida Anchieta e da Vila Dirce, comemorando o aniversário do compadre Luis Carlos), sexta e domingo (um longo na Estrada do Varadouro, sugerido pelo companheiro de equipe Giovani). Beleza de roteiro semanal!

4 comentários:

  1. Olá Fábio.
    Você me lembrou, no final do texto, o que uma menininha de 3 anos me falou h´aalgum tempo.
    Tio, você tem que "desengordar" hahahahaha.

    Parabéns pela jornada, demonstrou força de campeão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu convivo com um menininho de oito, cheio também dos "neologismos", Luiz... ;-)

      Obrigado pela força. Foi uma jornada light, a bem da verdade. Mas vale a simbologia. E a disciplina.

      Abraços!

      Excluir
  2. Parecendo até elite treinando em 2 períodos hein.
    Como (in)felizmente tenho que usar de esteiras durante a semana, pois a rotina não me permite ir pro mato, tenho alguns treinos interessantes em esteira em que você não vê o tempo passar. Quem sabe não tiro o mofo do blog com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, sumidão!

      Elite nada... Fiz uma graça com a postagem, mas foram treinos leves, (relativamente) curtinhos, nada demais.

      Esteira é enjoada, mas antes ela que não treinar. Um tira-mofo vai sempre bem. Eu lerei.

      Abraço e bons treinos!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.