quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Treino 32 - Ao mirante

O único problema da tríplice jornada do dia anterior foi chegar à tradicional data do coletivo semanal um pouco mais cansado que de costume. Não cheguei nem a ler o livro (mas aceito como presente, 26/03 taí), mas pesquisei bastante a respeito, viajei um bocado nas planilhas do método FIRST da turma de Furman. E sou adepto, há algum tempo, da metodologia. O esquema de um dia de descanso ou cross training intercalado entre os de treino de corrida vem funcionando bem para mim. Foi assim, no ano passado, que consegui bater duas vezes minha marca nos 42,195 km.

Uma boa contradição
Sem muita energia, pensei até em telegrafar aos amigos dizendo que não iria, que um treininho mais leve e menos escarpado por aqui mesmo seria a minha opção, meu plano B. Mas não resisti. Tenho noção da importância da minha presença para o grupo (como importantes somos todos) e, mais do que isso, gosto demais de estar com essa galera. Baterias se recarregam ali.

Crianças grandes e altamente energizantes
Não seria aquela boa muvuca da semana passada, celebrando o regresso do Toninho, mas até que conseguimos reunir um quórum legal. Presença dos arrozes de festa de sempre, mas também reaparições especiais de alguns nomes meio ausentes da lista. Michel parece que embalou de vez (que bom!). Elias chegou de última hora e fez a patota queimar a largada. Giovani viria com o Rafael correndo direto desde o SESI (ó os caras!). E até a figuraça do Brazilino, que está "começando" a correr pela undécima vez, resolveu aparecer. Turma animada demais. Cansaço? Que cansaço mesmo?

Bem-vindos de volta à estrada, guerreiros!
Eram dois os motes desse treino (parece até novela da Glória Perez!). O primeiro, fazer um passeio entre os decks (ou, para quem preferir, os mirantes) da região central e norte. Saindo do mais antigo, com vista para o Banhado, na Avenida Anchieta. E, seguindo por caminho semelhante ao que nos levara ao Morro da Antena, no final de janeiro, chegando até o recém-inaugurado na Vila Dirce, com uma bela vista panorâmica de quase toda a cidade.

O segundo e não menos importante "pretexto" era celebrar, com um dia de atraso, o aniversário de um dos nossos mais atuantes companheiros de esporte. Parabéns mais uma vez, futuro compadre Luis Carlos. Saúde, sorte, $uce$$o e muitos quilômetros de vida!

Não, ele é que é O CARA
Poucos minutinhos depois da hora prevista largamos, com a agulha da bússola apontando para o norte. Havia deixado a câmera na mochila na outra escalada, mas, dessa vez, a tinha em mãos. Fotos noturnas e em movimento feitas por um aparelho velhinho e com visor apagado não hão de ficar 100%, mas fiz o melhor que pude. Na medida do possível, registraria bons momentos do passeio.








Começamos bem devagarinho, um primeiro quilômetro só mesmo de aquecimento. Mas ganhamos ritmo nos seguintes, planos na orla do Banhado ou rampa abaixo na Avenida São José e Via Norte. Atipicamente, a turma não se dispersou muito. Dá gosto de ver a evolução de quem começou o ano arrastando o popozão e está rodando agora com bem mais desenvoltura. Inclusive eu.

Pensando bem...
Mas não tardaria a vir o desafio da noite. E eu estava psicologicamente preparado para encará-lo sem neuras ou pudores, andando no trecho mais agudo. Quando a inclinação começou, ainda na Rua Jaguari, eu segui na mesma boa toada de Silvio, Kleber, Tonico e o aniversariante. Quando dobramos à esquerda e a rua ficou estupidamente íngreme, até cheguei a perder algum contato com os mais leves (ou menos pesados) que eu. Mas fiquei agradavelmente surpreso ao conseguir galgar todo o morro sem precisar apelar para nenhum passo de caminhada. A Volta ao Cristo, definitivamente, mudou o meu paradigma do que é uma subida.

Mas a gente vai mudando isso (bem) aos pouquinhos
A chegada ao topo foi triunfal, com direito a u-hus! e tudo. Realmente um visual que fez valer o esforço (a qualidade das imagens não ajuda muito, mas eu tenho uma certa credibilidade). Aguardamos mais uma vez a chegada de todos antes do bate-e-volta.




Satisfeito com o que fizera até ali, quando começou o retorno, optei por descer bem pianinho. Fiquei lá na rabeira da tropa, deixando os amigos mais ligeiros seguirem seu curso tranquilamente. Só depois do rio é que, inspirado pelas passadas firmes do compadre, voltei a rodar um pouco mais forte ao lado dele. Talvez pegando embalo para a segunda escalada do dia, a da rampa que começa no viaduto ferroviário e vai até a rodoviária velha... E já roubou de mim alguns recordes pessoais nas provas de 5 km disputadas nas redondezas!

Foi por aí
Chegando de volta à avenida da largada, optei por fazer algo diferente. Ao invés de seguir pela plana Anchieta, peguei a paralela à direita, a leve mas gloriosa descida da Avenida Borba Gato. Cravaria, no km 14, a melhor parcial do dia, 5'12'' (e média de 4'29'' nos 150 metros finais). Mostrando que ainda tinha bala na agulha. Ou que até tenho tolerado bem as subidas, mas meu negócio mesmo é descer. Detalhe foi ver a galera lá no alto, concentrada no deck. E eu tendo que subir pelo gramado meio úmido, morrendo de medo de escorregar e pagar o maior king kong. Ufa! Escapei do vexame.

E pra subir até lá?
Superando a leve indisposição e inspirado por uma galera que é ligada nos 220V, fiz um bom treino. Mostrando que nem sempre um mau dia significa correr mal (ou vice-versa). E la nave va...

P.S. importante:
Não confunda uma leve indisposição, como a que mencionei na postagem e estava sentindo antes do treino de ontem, com fadiga, com um aviso do corpo que, naquele dia, é melhor descansar. Antes um treino perdido que uma temporada inteira. Cuide-se bem, sempre.

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/278426167

Resumo do treino:

6 comentários:

  1. muito boa a Matéria parceiro sobre os nossos treinos,sempre que posso dou uma passada por aqui é muito gratificante ter um parceiro como vc na amizade e na Equipe,é o que vc disse acima sem a sua presença fica meio sem graça mesmo é lógico que a presença de tds são importante mais vc "É O CARA"!! aquele abraço....
    rafarun - equipe 100juízo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rafa, obrigado pela visita e mensagem. A presença de todos nós é muito importante. Os treinões só são o que são por isso, porque contam com uma galera de primeira, em animação, disposição e companheirismo. Nós todos somos OS CARAS!

      Abração e até os próximos!

      Excluir
  2. Oba! Agora posso postar meus comentários. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava sem, ficou com sem querer e agora tá sem de novo. Verificação.

      Obrigado pela visita e mensagem!

      Excluir
  3. Eu tinha certeza que após a Volta ao Cristo você mudaria seu conceito de subida. Não sei se foi isso que você sentiu, mas a impressão que eu tenho é que subir fica mais fácil quando você se lembra de Poços de Caldas.
    Valeu pelo treino, domingo tem mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que realmente tem importância, Silvio, mas eu também espero que um pouco se deva à evolução dos treinamentos... Tomara!

      Valeu, sempre bom contarmos com a sua presença nos treinos. Abração e até os próximos!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.