quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Treino 27 - Dia do Professor

Ih, conheço o cara faz uma data... Desde a minha quarta corrida (a do Bar do Mané em Guaratinguetá), lá pelos idos de 2005, para ser exato. O tiozinho emparelhou, já além da segunda metade da prova de 10 km e falou qualquer coisa sobre como era bonita a passada da molecada correndo. Terminaríamos praticamente juntos, depois de um bom bate-papo (mais ele falando, mais eu ouvindo) de três quilômetros e pouquinho. Por um daqueles acasos do destino, no mesmo instante, minha esposa e a dele, ambas na plateia e torcida, também iriam se conhecer enquanto os maridos corriam.

Um mês antes disso, na minha primeira corrida caseira, só descobriria algum tempo depois ao rever as fotos, lá estava ele, exatamente ao meu lado, nos momentos que antecederam a largada. Era mesmo para ser... E ainda bem que foi!

Desde a época das corridas à lenha
Não precisou muito para que nos tornássemos grandes amigos. Toninho é um daqueles camaradas com quem qualquer um simpatiza instantânea e automaticamente. Do tipo que dá bom dia até para cachorro que vem correndo no sentido contrário... Diferença de idade? Dá a impressão que ele é que é vinte anos mais novo que você... Tô pra ver terráqueo com mais energia e disposição que esse. Não quer que ele vá? Não convide, porque ele topa... Para mim, repito sempre, ele é uma referência. De atleta e de pessoa. Poder correr ao lado dele é um prazer e um privilégio.

Eu corro junto dos meus ídolos no esporte
Aposentado, depois de muitos anos de trabalho e batalhas na vida, ele goza de merecido descanso. E passa boa parte do ano "refugiado" na praia. Sem nunca deixar, entretanto, de treinar e seguir se preparando para as corridas, preferencialmente longas distâncias. Em qualquer época do ano, estando ou não a caminho de mais uma maratona, é comum ouvi-lo dizer que correu 25 ou 28 km. Se bobear, várias vezes na semana. O sujeito é uma usina...


Corre MUITO!
Nesse ano, como o carnaval chegou mais cedo, tivemos a alegria de recebê-lo de volta antes. E não há maneira melhor de dar as boas vindas a um amigo corredor que, claro, marcando um treino coletivo. Foi meio de última hora, de supetão, mas acabaria dando tudo certo. Mobilizada, a galera correspondeu. E veio em peso celebrar o regresso do nosso companheiro, num percurso propositalmente agendado para o seu território.

E ainda apareceu mais gente depois da foto oficial
O trajeto de aproximadamente 12 km, sugerido pelo próprio dono do treino, era para ser ainda maior (tô falando!). Mas eu acabei o adaptando para que tivesse alguns milhares de metros a menos e coubesse bem em um evento noturno, não o estendendo pelas altas horas e nem causando problemas com as respectivas patroas dos participantes. Eu não conseguiria convencer a minha a ir. Mas D. Ana, esposa do homenageado, junto com a sempre presente D. Marlene, estavam firmes lá. E nos proporcionariam um belíssimo lanche pós-treino, repondo (com sobras) as calorias despendidas.

O "lanchinho"
A concentração seria na Praça Ulysses Guimarães, bonito e aprazível lugar para treinos no Jardim Aquarius, região oeste da cidade. Dali saímos, no horário previsto, descemos até a rua do recém-inaugurado (até que enfim!) fórum, seguimos pela marginal da Dutra, percorremos toda a Avenida Cassiano Ricardo, descemos a São João e seguimos, sentido Urbanova, até pertinho de onde será realizada, no próximo domingo, a 2ª Corrida de Verão das equipes 100 Juízo e Tribe of Runners (vai ser show!).

Só não precisava ter tanto pernilongo...
Seriam vários os companheiros de treino durante a sessão. Além do próprio Toninho, rápidas parcerias com o Edson, o Tonico, o Aldo (que também ficou um tempo "sumido", mas já está de volta, firme e forte!), o Cap. Zebra e o Estevam. E outras duas um pouco mais duradouras: com meu amigo de infância Vinicius, tenista e corredor, em seu primeiro treino conosco (seja sempre bem-vindo!); e também com o grande Silas, normalmente bem mais ligeiro, mas voltando aos poucos de lesão. Treinar ao lado de tanta gente bacana... É mais bacana ainda!

O roteiro

A correria da reta final antes do evento de domingo (membro da comissão organizadora, fui bastante requisitado) talvez tenha atrapalhado um pouquinho o social, mas penso que saímos, ainda assim, todos bastante satisfeitos de mais esse belo treinão. Certamente a melhor maneira de receber (e sermos recebidos por) um amigo e companheiro de esporte muito querido. Que certamente vai fazer parte de muitas das histórias que vou contar por aqui.

Seja bem-vindo de volta, PROFESSOR TONINHO!

Borrou a foto, mas esses são OS CARAS
Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/275800797 

Resumo do treino:

4 comentários:

  1. Bonito o começo da História de vocês dois. Era prá ser MESMO!!
    E isso é Amor, legal dividir isso conosco!
    Fábio, o treino de ontem prá mim foi realmente um bálsamo!! Tive dois dias anteriores tão pesados, quando cheguei ao local do treino quaaasee fiquei de conversa com a Ana e a Marlene, mas a gente sempre ouve palavras de incentivo, você mesmo foi uma dessas palavras, e de verdade só fiz os 05km, pq tenho medo de raios. Precauções a parte, o treino, assim como um remédio, e mais, um bálsamo me "curou" de todo aquele peso que eu carregava.
    TUDO é muito revigorante!! O ato de correr, o Bem Estar fisíco, a alegria de nos encontrarmos, as "Abençoadas" conversas (né Marlene?!), os sorrisos, a onda que um tira do outro...É "um tudo sempre igual" SEMPRE LEGAL, e cada vez mais, e mais. Ouvir de corredores mais experientes sobre o "ato" de correr além de producente é prazeroso!!
    Fábio, eu digo e repito que eu gosto Muito de ler os seus relatos, pois eles tem a cor, a temperatura, as sensações, enfim, você descreve muito BEM como tudo aconteceu. Mas, o mais legal é saber que que eu Vivi cada parágrafo desse. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vanda, já contei essa história várias outras vezes e em muitos outros lugares, mas é sempre bom recordar. E homenagear um amigo. Em especial o Toninho, tão gente boa e querido de todos.

      Fiquei contente em constatar mais uma vez, ao vivo, in loco e em cores, o poder transformador desse esporte, dos nossos treinos coletivos, desse clima amigável que conseguimos construir ao longo desses anos e que, um ou outro entrevero à parte, segue cada vez mais forte. Correr faz bem à alma. Tanto quanto ao corpo.

      Obrigado por fazer parte dos treinos. E dessa história.

      Excluir
  2. Justa homenagem, o "Veterano" eu diria que faz parte daquele grupo de seres humanos em extinção.
    Abraço e amanhã peguem levem no pace,não tenho idade para acompanhar vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Jorge!

      Diria que ele é a última espécime, hehehe...

      Fica tranquilo. Acho que a gente é que vai sofrer pra te acompanhar.

      Abraço e até!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.